Motivação: é tudo o que você precisa para treinar

Muitos homens sabem que têm que se exercitar, mas não se sentem encorajados, por desânimo ou preguiça. Veja como ter motivação para treinar . 

Homem No Espelho - Como ter motivação para treinar - musculação

Por Wilson Weigl @wilsonweigl

Muitos caras por aí não sabem viver sem ir à academia.  Mas muitos homens sofrem por saber que têm que se exercitar, mas não se sentem motivados. MOTIVAÇÃO: é tudo o que precisamos para perseverar numa atividade física, seja para ganhar músculos ou perder peso. Segundo o dicionário, motivação é uma palavra derivada do latim movere e siginifica “o impulso interno que leva à ação”. Também é sinônimo de ânimo, incentivo, encorajamento, estímulo, impulso. Ou seja, de tudo que necessitamos sentir para vestir calção, camiseta e tênis e encarar o treino.

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Quase todo mundo passa por algum momento em que se sente menos motivado para ir à academia, correr ou pedalar. Às vezes a gente arruma desculpas esfarrapadas como falta de tempo ou cansaço, mas o que quase sempre fala mais alto é a preguiça alimentada pela falta de incentivo. Então vamos dar uma mãozinha para você resgatar a vontade de praticar exercícios e, consequentemente alcançar seus objetivos com mais facilidade. Confira.

Faça o que lhe dá prazer

Muita gente não sabe escolher a atividade física certa. Começa a fazer musculação, por exemplo, e para de ir à academia porque descobre que não curte pegar pesos, ficar em ambiente fechado e acha os exercícios repetitivos. Na verdade, o melhor exercício é aquele que proporciona prazer e que a gente faz com vontade. Para uns é musculação, para outros, hidroginástica, caminhada, corrida, dança, muay thai, judô, natação… Antes de se matricular numa academia, seja lá do que for, peça para fazer um “test drive” e se certificar de que o tipo de exercício combina com seu estilo de vida.

Procure orientação do professor ou personal

Como ganhar motivação para treinar - academia - musculação - treino

Contar com a orientação de um professor ou personal trainer é sempre um incentivo para se exercitar e não faltar aos treinos. Um bom instrutor monta uma rotina de exercícios ideal para você e se certifica de que atinja seu objetivo de maneira mais focada. E constatar que você está obtendo resultados contribui para se manter firme e determinado no treino. Pagar pela aula do personal também é, indiretamente, um fator de motivação. Alguém aí está com dinheiro sobrando a ponto de contratar um professor e faltar às aulas?

Avalie sempre seus resultados

Muitas vezes o espelho é insuficiente para a gente ter perfeita noção dos resultados alcançados, especialmente no começo. Considere constantemente seus resultados, faça avaliação física periódica, meça os músculos com fita métrica, suba na balança. Saber  o que está funcionando ou não para você ajuda a atualizar suas metas e, principalmente, permite fazer ajustes no treino.

Reserve um horário para se exercitar

Coloque na agenda dias e horários mais ou menos fixos para a atividade física e nunca marque compromisso nesses períodos. Pode ser pela manhã, de tarde ou à noite, tanto faz. Pense que essa obrigação é tão importante na sua rotina como uma aula de inglês, por exemplo. O horário marcado permite que você torne a atividade física um verdadeiro compromisso.

Faça selfies

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Tire fotos do seu corpo ao longo do tempo e faça comparações com as imagens antigas. As mudanças visíveis são excelentes fontes de motivação. Constatar avanços, seja para ganhar músculos ou perder peso, ajuda a perseverar em sua meta. Mas caso não perceba muita diferença no seu corpo, não desanime. Ao contrário, treine mais e melhor.

Treine com um amigo ou parceiro

Convoque um amigo(a), namorada(o) ou alguém do seu  convívio que também esteja precisando de incentivo para encarar o exercício. Treinar com outra pessoa é sempre uma força. Além de você assumir o compromisso de horário com a pessoa, a companhia ajuda a vencer a preguiça e permite colocar o papo em dia de forma saudável.

Estabeleça sempre novos desafios

Como ganhar motivação para treinar - academia - musculação - treino

Coloque novas metas para si mesmo. Desafios a serem alcançados e superados animam e dão combustível para sempre perseverar no treino. Pense nos atletas profissionais que estão sempre motivados a superar suas marcas.

Saia da sua rotina

Intercalar atividades físicas variadas ajuda você a não enjoar de se exercitar. Por exemplo, em vez de fazer musculação todos os dias, pratique corrida, pedale ou faça um treino funcional. A rotina é a pior inimiga da motivação.

Baixe uma playlist animada

Música pode ser uma excelente companhia para os momentos de exercícios. Escutar suas canções preferidas faz o tempo passar mais rápido e dá mais pique. Pode ser rock, pop, sertanejo, pagode, ópera, não importa.