Motivação: é tudo o que você precisa para treinar

Muitos caras sabem que precisam se exercitar, mas não se sentem encorajados, por falta de ânimo ou incentivo. Veja como ter motivação para fazer do treino um hábito.  

Como ter motivação para treinar - academia - Homem No Espelho

Por Wilson Weigl

Muitos caras por aí não conseguem viver sem ir à academia. Mas muitos outros, ao contrário, sofrem por saber que têm que se exercitar, mas não se sentem motivados. Sim, motivação é tudo o que a gente precisa para perseverar numa atividade física (seja para ganhar músculos ou perder peso), mas muitas vezes não tem. Vamos tomar coragem?

Segundo o dicionário, motivação é uma palavra derivada do latim movere e significa “o impulso interno que leva à ação”. Também é sinônimo de ânimo, incentivo, encorajamento, estímulo, impulso. Ou seja, de tudo que necessitamos sentir para vestir calção, camiseta e tênis e encarar o treino.

LEIA TAMBÉM

Quase todo mundo passa por algum momento em que se sente menos motivado para ir à academia, correr ou pedalar. Às vezes a gente arruma desculpas esfarrapadas como falta de tempo ou cansaço, mas o que quase sempre fala mais alto é a preguiça alimentada pela falta de pique ou incentivo. Então vou dar uma mãozinha para você resgatar a vontade de praticar exercícios e, consequentemente alcançar seus objetivos com mais facilidade. Confira.

Faça o que lhe dá prazer

Muita gente sente falta de motivação por não saber escolher a atividade física certa. Começa a fazer musculação, por exemplo, e para de ir à academia porque descobre que não curte pegar pesos, ficar em ambiente fechado e acha os exercícios repetitivos. Na verdade, o melhor exercício é aquele que proporciona prazer, que a gente faz com vontade. Para uns é musculação, para outros, hidroginástica, caminhada, corrida, dança, muay thai, judô, natação… Antes de se matricular numa academia, seja lá do que for, peça para fazer um “test drive” e se certificar de que o tipo de exercício combina com seu estilo de vida.

Reserve um horário para se exercitar

O horário marcado permite que você torne a atividade física um verdadeiro compromisso. Coloque na agenda dias e horários mais ou menos fixos para a atividade física e nunca marque compromisso nesses períodos. Pode ser pela manhã, de tarde ou à noite, tanto faz. Pense que essa obrigação é tão importante na sua rotina como uma aula de inglês, por exemplo. Assim como você não faltaria a uma aula, não falte na academia.

Peça orientação do professor ou personal

Como ganhar motivação para treinar - academia - musculação - treino

Contar com a orientação de um professor ou personal trainer é sempre um incentivo para se exercitar e não faltar aos treinos. Um bom instrutor monta uma rotina de exercícios ideal para você atingir seu objetivo de maneira mais focada. E constatar que você está obtendo resultados contribui para se manter firme e determinado no treino. Pagar pela aula do personal também é, indiretamente, um fator de motivação. Alguém aí está com dinheiro sobrando a ponto de contratar um professor e faltar às aulas?

Avalie sempre seus resultados

Constatar que o exercício está dando resultado é fator de motivação, não há dúvida. Muitas vezes o espelho é insuficiente para a gente ter perfeita noção dos resultados alcançados, especialmente no começo. Considere constantemente seus resultados, faça avaliação física periódica, meça os músculos com fita métrica, suba na balança, faça selfies (veja abaixo). Saber o que está funcionando ou não para você ajuda a atualizar suas metas e, principalmente, permite fazer ajustes no treino.

Faça selfies periodicamente

Como ganhar motivação para treinar - academia - musculação - treino

Tire fotos do seu corpo ao longo do tempo e faça comparações com as imagens antigas. As mudanças visíveis são excelentes fontes de motivação. Constatar avanços, seja para ganhar músculos ou perder peso, ajuda a perseverar em sua meta. Mas caso não perceba muita diferença no seu corpo, não desanime. Ao contrário, treine mais e melhor.

Treine com um amigo ou parceiro

Convoque um amigo(a), namorada(o) ou alguém do seu  convívio que também esteja precisando de incentivo para encarar o exercício. Treinar com outra pessoa é sempre uma força. Além de você assumir o compromisso de horário com a pessoa, a companhia ajuda a vencer a preguiça e permite colocar o papo em dia de forma saudável.

Estabeleça sempre novos desafios

Como ganhar motivação para treinar - academia - musculação - treino

Coloque novas metas para si mesmo. Desafios a serem alcançados e superados animam e dão combustível para sempre perseverar no treino. Pense nos atletas profissionais que estão sempre motivados a superar suas marcas.

Saia da sua rotina

Intercalar atividades físicas variadas ajuda você a não enjoar de se exercitar. Por exemplo, em vez de fazer musculação todos os dias, pratique corrida, pedale ou faça um treino funcional. A rotina é a pior inimiga da motivação.

Baixe uma playlist animada

Muitos estudos científicos apontam a influência motivadora da música, que dá um up no nosso pique. Um playlist bacana pode ser uma excelente companhia para os momentos de exercícios. Escutar suas canções preferidas faz o tempo passar mais rápido e dá mais incentivo. Pode ser rock, pop, sertanejo, pagode, ópera, não importa.