Qual a melhor atividade física para seu objetivo?

Quer começar a se exercitar mas não se decide entre musculação, treino funcional, ioga, boxe, MMA? Veja os prós e contras de cada modalidade.

Por Wilson Weigl

Você decidiu começar a mexer o corpo. Parabéns, já estava na hora. Mas está em dúvida entre fazer musculação, treino funcional ou crossfit? Ou então boxe, MMA, pilates ou ioga? Sua indecisão é compreensível. Entre tantas modalidades para escolher, é normal ficar inseguro antes de investir num plano de academia.

Então vou dar uma forcinha nessa decisão, mostrando os prós e contras das principais atividades. Leia e dê uma parada para pensar qual se adapta melhor à sua personalidade e se encaixa melhor no seu estilo de vida e nos seus horários.

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Lembrando que nenhum exercício deve ser feito a contragosto, por mera obrigação. Deve-se sentir motivação para ir à academia e prazer durante a prática. Para se decidir qual é a atividade que combina com você, veja as vantagens e desvantagens de cada modalidade.

  • Musculação

Os treinos tradicionais das academias incluem exercícios com pesos (halteres, barras, anilhas e aparelhos), esteiras e bikes estacionárias. Alguns exercícios são feitos com peso livre (o peso do próprio corpo).

PRÓS: A musculação é a atividade física que mais ajuda a construir rápido uma musculatura poderosa, já que os exercícios são focados no aumento de força e no crescimento das fibras musculares. O professor vai criar uma rotina de treino específica para seu objetivo (hipertrofia, definição, força, resistência) e seu nível de condicionamento. Como os horários são livres, você pode ir à academia à hora que quiser (de manhã, à tarde ou à noite). E, por se exercitar sozinho, treina no seu ritmo.

CONTRAS: Os exercícios são repetitivos e podem ser entediantes. Os aparelhos trabalham as partes do corpo de forma isolada, sem contribuir para que você ganhe agilidade, flexibilidade e coordenação motora. Você precisa da assessoria do instrutor da academia ou do personal trainer para elaborar suas fichas de treino e orientá-lo nos exercícios. Só num estágio de experiência mais avançado você consegue bolar seus próprios treinos.

A musculação é sua escolha se você:

  • Quer ganhar massa (hipertrofia) ou definição muscular.
  • Gosta de se exercitar sozinho, no seu tempo.
  • Não liga para o tédio, monotonia e repetição.
  • Gosta de seguir rotinas pré-determinadas.

 

Treino funcional (cross fit etc)

Essa categoria engloba diversos tipos de treinos que, em comum, usam exercícios variados para promover diferentes estímulos para o corpo. Os treinos recrutam simultaneamente vários grupos musculares em movimentos de puxar, levantar, arremessar, correr e saltar, por exemplo. Usam o peso corporal e uma grande variedade de equipamentos, como bolas suíças, elásticos, cordas, kettlebells e pneus.

PRÓS: Com exercícios bem variados, os treinos funcionais promovem flexibilidade, agilidade, equilíbrio, velocidade e coordenação, e não apenas o crescimento muscular. O corpo todo vira uma ferramenta mais eficiente. A atividade é sempre dinâmica, desafiadora e movimentada. Esse tipo de treino tem atraído não apenas quem anda entediado com a monotonia da academia, mas principalmente quem busca mais do que um corpão sarado.

CONTRAS: Apesar de parte dos treinos funcionais usar pesos como halteres e barras, não são focados na hipertrofia. Tanto que muitas turmas são mistas, com homens e mulheres. Caso você queira ganhar massa muscular, melhor investir na musculação tradicional. E por serem em grupo, os treinos têm hora marcada; você precisa ter uma agenda organizada.

O treino funcional é sua escolha se você:

  • Quer perder peso, ganhar condicionamento cardiorrespiratório, definição muscular, agilidade, flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora.
  • Gosta de encarar desafios.
  • Prefere treinos dinâmicos e diversificados.
  • Gosta de se exercitar em grupo.

 

Aulas coletivas 

As aulas coletivas incluem ginástica, spinning, hidroginástica, zumba e muitas outras, usando bikes, camas elásticas, halteres, bozus, sempre em classes com muitos alunos. Em sua maioria, focam na perda de peso e no ganho de força, agilidade e coordenação motora.

PRÓS: O treino em grupo pode ser bastante motivador. As aulas geralmente são bem animadas, com música e iluminação, e o instrutor também dá aquela força para a gente ganhar pique e motivação.

CONTRAS: Como as aulas são coletivas, nem sempre o grau de dificuldade dos exercícios está de acordo com seu nível de condicionamento. Sua autoestima pode ir lá para baixo caso você perceba que não consegue seguir o ritmo do resto da turma. As aulas têm horários fixos e você precisa se organizar para não se atrasar ou faltar. 

A aula coletiva é sua escolha se você:

  • Quer queimar calorias, perder peso ou ganhar condicionamento cardiorrespiratório.
  • Sente-se confortável em se exercitar em grupo.
  • É uma pessoa competitiva (no bom sentido).
  • Curte treinos dinâmicos e animados.
  • Gosta de sociabilizar e de conhecer novas pessoas.
  • Consegue organizar bem seus horários e sua agenda.

 

Treino em casa

Nem precisa explicar. Muita gente treina com o peso do corpo ou compra equipamentos para se exercitar sozinho em casa (halteres, bolas suíças, elásticos etc). Alguns chegam a investir num aparelho multifuncional (aqueles em que dá para fazer exercícios para o corpo todo).

PRÓS: Hoje, com os treinos online e os aplicativos é possível encontrar uma infinidade de opções de exercícios para fazer em casa, usando equipamentos ou só o peso do corpo. E nada melhor do que não ter que se preocupar com horários ou a roupa que vai usar. Nem pegar carro, ônibus, metrô ou enfrentar trânsito para chegar à academia.

CONTRAS: Pode ser uma atividade muito solitária (a não ser que seja essa a intenção). Também é difícil construir massa muscular treinando em casa, a não ser que você invista numa grande variedade de pesos (como halteres), para poder ir aumentando as cargas. Sozinho, você corre o risco de treinar num nível abaixo ou acima de seu condicionamento. Também pode executar os movimentos de forma errada e se lesionar.

Treinar em casa é sua escolha se você:

  • Quer perder peso, ganhar condicionamento cardiorrespiratório ou definição muscular.
  • É iniciante.
  • Gosta de ficar sozinho.
  • É disciplinado e consegue se motivar sozinho.
  • Conhece um pouco de teoria do exercício e de anatomia.

 

Boxe, muay thai, MMA

As aulas de lutas e  artes marciais, como o MMA (Mixed Martial Arts) promovem a aptidão física de forma geral, dão força, agilidade, definição muscular, melhoram o condicionamento cardiorrespiratório e os reflexos. Os exercícios também proporcionam uma bela definição muscular.

PRÓS: Além dos benefícios estéticos, as lutas melhoram tremendamente a coordenação motora e os reflexos. Também são perfeitos para quem quer aprender defesa pessoal. Os exercícios também diminuem o estresse, por liberar endorfina. Você ainda pode descontar o mau humor, a frustração ou a raiva do seu chefe nas pancadas no saco.

CONTRAS: A luta exige uma certa coordenação motora. E força e equilíbrio para os socos, chutes e saltos. Mas nada que você não vá desenvolvendo e melhorando gradualmente ao longo do tempo. Esses esportes têm alto risco de lesões causadas por golpes mal feitos ou pancadas recebidas (especialmente no rosto e na cabeça).

As artes marciais são sua escolha se você:

  • Quer ganhar condicionamento cardiorrespiratório, flexibilidade, agilidade, definição, força e resistência muscular.
  • Quer queimar calorias e perder peso.
  • É uma pessoa cheia de energia e competitiva (no bom sentido).
  • Curte treinos dinâmicos e animados.
  • Quer aprender defesa pessoal.

 

Ioga

A prática de origem indiana, que tem cerca de 5.000 anos, trabalha o corpo e a mente. As posturas (asanas) trabalham a musculatura em isometria (segurando a posição) ao mesmo tempo em que alongam. Você precisa de calma e foco para executar as posturas.

PRÓS: Além de deixar o corpo forte, tonificado e flexível, a ioga deixa a mente tranquila, equilibra as emoções, diminui o estresse e a ansiedade. Você pode praticar sozinho, em casa, ou frequentar aulas coletivas.

CONTRAS: Você precisa começar numa classe de iniciantes ou vai se intimidar ao lado dos alunos avançados. Se estiver enferrujado, no começo pode ser difícil executar as posturas. Como há vários tipos de ioga (hatha, tantra, power e outras), é bom conhecer de antemão qual é o adotado pela escola ou pelo professor. As aulas têm horários fixos e você precisa organizar sua agenda para não perdê-las.

Ioga é sua escolha se você:

  • Quer ganhar definição muscular e desenvolver flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora.
  • Pretende diminuir o estresse e a ansiedade e aumentar a concentração.
  • Gosta de atividades tranquilas e relaxantes.
  • Se interessa por filosofias orientais.
  • Gosta de se exercitar tanto sozinho quanto em grupo.

 

Pilates

O nome Pilates batiza um conjunto de exercícios de flexibilidade criados pelo alemão Joseph Pilates na década de 1920. Os exercícios originais são feitos em equipamentos criados pelo próprio Pilates, espécie de cadeiras e camas que utilizam molas. Também podem ser praticados em academias, onde são adaptados para serem feitos com tapetes (mats), rolos de espuma e bolas suíças.

A atividade trabalha a mobilidade das articulações, alonga os músculos, deixa o corpo flexível e alinhado, relaxa e combate o estresse. Os exercícios de Pilates também são usados no tratamentos de lesões.

PRÓS: Pode ser praticado por gente de qualquer idade. As aulas têm acompanhamento por fisioterapeutas e profissionais especializados. Como o dr. Joseph se inspirou nas filosofias orientais, que pregam a integração entre corpo e mente, a prática também ajuda a relaxar e a diminuir a ansiedade e o estresse.

CONTRAS: O Pilates original deve ser feito nos aparelhos criados pelo dr. Joseph. Por isso, as aulas oferecidas pelos estúdios que têm o equipamento costumam ser mais caras do que as academias comuns. Como as aulas têm horário marcado, você precisa organizar bem sua agenda.

Pilates é sua escolha se você:

  • Quer melhorar a flexibilidade, a postura e a consciência corporal, alongar e tonificar a musculatura.
  • Precisa tratar lesões, problemas de coluna, musculares e ósseos e aliviar dores crônicas.
  • Gostaria de diminuir o estresse e a ansiedade e aumentar a concentração.
  • Quer controlar o peso.
https://www.instagram.com/homemnoespelho/

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