O passo-a-passo para modelar um topete campeão

Altos, baixos, certinhos ou bagunçados, os topetes continuam sendo preferência nacional. Explico como modelar o topete perfeito. Seguindo as dicas, não tem mistério.

Como modelar o topete

Por Wilson Weigl / Modelo: Raphael Matos

Basta olhar em volta para constatar que o topetão continua firme e forte como tendência de cabelo masculino. Ele aparece de vários jeitos, desde o pompadour, bem armado, aos tipos mais baixos, com ou sem risca, penteados com os fios no lugar ou bagunçados com aspecto natural.

Mas para seguir essa tendência na hora de ajeitar a juba, não basta arrepiar e esticar a franja para cima e achar que está perfeito. Para o topete ficar legal, é preciso fazer tudo de caso pensado, desde o momento em que você senta na cadeira do salão e pede o tipo de corte.

Para ajudar você, explico como modelar o topete perfeito. Seguindo as dicas, não tem mistério.

O topete está liberado para todos os formatos de rosto. Só quem tem o rosto muito fino deve evitar os topetes altos, pois eles alongam ainda mais as linhas faciais. Se for seu caso, peça para o cabeleireiro deixar mais volume nas laterais da cabeça. Por outro lado, o topete alto fica bem em rostos arredondados ou quadrados, justamente por alongar o formato facial.

Topete também fica bom em dobradinha com barba grande: o cuidado é prestar atenção à harmonia entre os pelos de cima e de baixo.

Confira o passo-a-passo para modelar um belo topete:

 ✔ Faça o penteado com o cabelo seco

Secos, os fios ficam mais firmes, facilitando a modelagem e a visualização do estilo que você quer. E os finalizadores (pomada, pasta ou cera) também aderem melhor ao cabelo.

Depois de lavar o cabelo com o shampoo indicado para ele (seco, oleoso, cacheado, fino etc), seque de leve com a toalha, sem esfregar. Com ele ainda úmido, desembarace com pente ou escova.

Para escolher o shampoo ideal para seu tipo de cabelo, clique aqui para ler o post.

 ✔ Secador é ferramenta básica

Além de eliminar toda a umidade de raízes e fios, o secador já ajuda a ir colocando a juba no lugar certo durante a secagem. O secador também dá volume, o que é indicado para quem tem cabelo muito liso e fino. Vá secando e ao mesmo tempo ajeitando o cabelo do jeito que você pretende. Use o aparelho apenas em temperatura morna ou fria, porque o calor excessivo estraga o cabelo.

  ✔ Ajeite com as mãos e a escova

A escolha depende se você quer o penteado mais certinho ou mais bagunçado. Para um topete mais certinho e penteado, use a escova para desembaraçar e ajeitar cabelo do jeito que você quer: bem para o alto, mais para um dos lados, arrepiado ou curvilíneo. Uma escova redonda faz bem esse serviço. Lembrando que a escova dá volume, o que pode não ser uma boa caso seu cabelo seja armado e rebelde. Caso prefira um visual mais “bagunçado”, vá ajeitando o cabelo só com os dedos e o secador.

 ✔ Escolha o tipo de finalização

Cada tipo de finalizador (pomada, pasta, cera ou gel) proporciona um efeito. Pomada, pasta, cera e mousse dão aspecto fosco (mate), mais natural. O gel é indicado para topetes mais baixos e com brilho molhado: a aparência fica menos natural, mas o efeito pode ficar bacana, caso você goste daquele visual rockabilly anos 50.

Por ser mais suave, a pomada é ideal para cabelo grosso e encorpado; quem tem fios muito finos pode usar cera, que fixa mais. A cera é porosa e costuma deixar o cabelo mais seco e duro — isso pode ser bom se você quiser o topete mais espetado.

Você encontra finalizadores com várias opções de brilho, mas aqueles com efeito mate dão uma aparência mais natural ao penteado.

Lembre-se, porém, de que o grau de fixação e brilho varia muito de marca para marca. Se quiser saber mais como explorar cada produto de acordo com o visual e seu tipo de cabelo, clique aqui para ler o post sobre os tipos de finalizadores.

Como modelar o topete

✔ Aplique o modelador do jeito certo

Coloque um pouco do produto na mão e espalhe ao longo dos fios, até as pontas. Para dar volume ao cabelo fino, há também a opção de usar cera em pó, que penetra bem nos fios e age desde as raízes.

No final, se for preciso, dê o arremate nos fios que ficaram fora do lugar usando um pouco mais de finalizador, o pente ou só os dedos.

✔ Finalize com spray

O uso do spray é opcional, mas é uma boa opção para segurar o penteado durante o dia todo. Aplique o spray depois que estiver tudo no lugar. Ele vai garantir fixação extra para seu topetão. Para ler o post que explica tudo sobre o uso do spray, clique aqui.

 ✔ Lave o cabelo antes de dormir

Depois que você saiu por aí e fez o maior sucesso com seu topete, retire o finalizador antes de dormir. Isso porque os resíduos de substâncias químicas entopem os folículos no couro cabeludo, prejudicando o crescimento saudável dos fios. Em longo prazo, podem acelerar a queda em quem já tem tendência.

 Caso você use pomada, pasta ou cera diariamente, use shampoo anti-resíduos pelo menos uma vez por semana. Mas para a limpeza normal basta shampoo suave, de uso diário.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

1 Comentário

  1. Meu cabelo é cacheado, e eu queria tirar um pouco dos cachos, quem sabe fazer um topete, ou algo do tipo …
    que tal fazer uma matéria ou me indicar o que posso fazer para deixar meus cachos mais soltos ou meu cabelo mais liso …

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Os cortes de cabelo militar que nunca saem de moda - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil
  2. Gel, pomada, cera, spray: entenda as diferenças – Homem no Espelho

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.