O trato que você precisa dar a seu rosto à noite

Gastar 5 minutos (sim, só isso) com limpeza e hidratação da pele, antes de pular na cama, evita acne, rugas e excesso de brilho. Veja os três níveis de cuidados (do básico ao avançado) sugeridos pelos dermatologistas.

Homem-No-Espelho-Cuidados-noturnos-para-a-pele-masculina

Por Wilson Weigl   @wilsonweigl

Por quê? Ora, imagine tudo aquilo que impregnou sua pele durante o dia: suor, poluição, poeira e a própria do gordura produzida pelas glândulas sebáceas do rosto. Tudo isso vira uma gororoba que entope poros, provoca cravos e espinhas e piora a acne em quem tem esse problema.

Ir para a cama com a pele do rosto limpa e hidratada, pelo outro lado, ajuda a diminuir o brilho e a oleosidade e previne o surgimento de rugas antes da hora. Enquanto você dorme, cremes específicos para uso noturno trabalham em seu favor, regenerando sua pele e ajudam você a acordar com uma cara descansada.

Veja os três níveis de trato noturno que você pode dedicar à sua pele, dependendo de sua idade e preocupação, segundo o dermatologista Marcelo Bellini, da clínica Corpo em Evidência, de São Paulo.

NÍVEL BÁSICO

Homem No Espelho - Limpeza do rosto

Neste estágio de cuidado, você simplesmente lava o rosto com sabonete facial. “Não vale sabonete corporal, que geralmente tem substâncias detergentes que ressecam a pele”, avisa Marcelo Bellini. Caso você sofra com cravos e espinhas, opte pelo sabonete ou loção limpadora específico para tratamento de acne, que contém substâncias como ácido salícilico, glicólico ou enxofre, com ação secativa.

Depois de lavar, passe hidratante que, além de restaurar a umidade natural da pele eliminada pelo sabonete, contribui para controlar a oleosidade do rosto. “Se você não passa hidratante, a pele fica seca e as glândulas sebáceas do rosto entendem que devem trabalhar em dobro para compensar o ressecamento, piorando a oleosidade”, explica o dermatologista.

NÍVEL AVANÇADO

Homem No Espelho - Esfoliação3

O passo além do Nível Básico é usar esfoliante no rosto uma ou duas vezes por semana. O esfoliante, geralmente em forma de gel, tem partículas minúsculas, com consistência de areia, que atritam a pele e limpam a fundo retirando impurezas impregnadas e células mortas superficiais. “Essa limpeza contribui para a formação de novas células saudáveis”, diz Bellini.  O uso do esfoliante também ajuda a evitar o encravamento dos pelos.

Segundo o médico, o grau de atrito com a pele depende do tamanho e formato das partículas. “Produtos com partículas maiores, mais redondas e lisas, geralmente sintéticas, agridem menos a pele e, em alguns casos, permitem o uso do esfoliante dia sim, dia não. Já aqueles produtos que têm partículas bem finas e ásperas devem ser usados com menos frequência”, explica.

NÍVEL MASTER

Homem No Espelho - Esfoliação.

Parabéns. Se você atinge esse nível faz o serviço completo e só tem a ganhar nesse jogo. Nesse estágio de cuidado máximo com a pele do rosto, você cumpre todas as etapas dos níveis anteriores e completa o trato aplicando um bom creme noturno.

“Durante a madrugada, ocorre uma espécie de detox da pele”, diz Marcelo Bellini.  “Nesse período, ocorre intensa renovação celular e a capacidade de absorção dos ingredientes dos cosméticos está no auge; por isso, sua ação é reforçada.” Os cremes para noite em geral contêm substâncias que estimulam a produção de colágeno e elastina, que dão firmeza e sustentação à pele.

Se você está chegando aos 30 anos, uma boa ideia é começar a usar cremes que tenham ação anti-idade ou antirrugas. O trato completo, nesse caso, inclui também aplicar um creme específico para a área dos olhos: ele previne os famigerados pés-de-galinha e ajuda a atenuar bolsas e olheiras.

3 Comentário

  1. Vi que estou no nível master. 😀
    Tem pessoas que pensam que isso dá o maior trabalho. Engano.
    Depois que você incorpora a sua rotina, tornar-se tão natural quanto tomar banho e usar sabonete.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.