Tônico facial: uma arma contra a acne e a oleosidade do rosto

A principal função do tônico é fazer uma limpeza profunda na pele melhor do que a do sabonete, ajudando a controlar espinhas, cravos e excesso de sebo e brilho do rosto.

Homem No Espelho - Como usar tônico facial

Por Wilson Weigl

Tônico facial faz parte do dia-a-dia das mulheres, mas a gente conta nos dedos os homens que usam. A galera masculina desconhece completamente seus benefícios ou o enxerga como “frescura” que compromete a macheza. Pois eu digo que a diferença entre usar tônico ou não usar tônico pode ser exatamente a diferença entre manter a pele do rosto saudável ou tê-la oleosa, irritada, com cravos e espinhas.

Afinal, para que serve o dito cujo? Sua principal função é “tonificar” a pele do rosto, e o verbo significa “fortalecer e dar vigor”. Sua principal função é fazer uma limpeza profunda na pele que o sabonete não consegue fazer, desobstruindo os poros e ajudando a controlar a acne e o excesso de oleosidade e brilho. Dependendo da fórmula e da qualidade da marca, também hidrata a pele (mesmo antes de passar hidratante) e tem ação anti-inflamatória, calmante e cicatrizante. Por isso, é especialmente indicado para quem sofre com cravos e espinhas.

Mas como ele age no rosto? Deixando o pH da pele mais próximo ao natural, depois da limpeza com sabonete. E o que é o tal ph? Vamos lá: a camada exterior da pele funciona como um escudo protetor, constantemente atacado por poluição, mudanças de temperatura, bactérias e fungos que causam alergias, irritações e coceira. Manter o o nível ideal de acidez da pele, medido pelo potencial Hidrogeniônico (pH) é uma das condições para fortalecer suas defesas.

O pH natural da pele é mais para o ácido, mas quando sobe para alcalino, o grau de proteção da epiderme diminui e a pele fica propensa a problemas como acne, excesso de sensibilidade e envelhecimento precoce, segundo a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Quando lavamos a pele ela fica muito alcalinizada, pois o sabonete possui pH muito básico. Usando em seguida o tônico, normalizamos o pH, tornando-o mais parecido com o natural”, explica a médica.

Homem No Espelho - Como usar tônico facial

Para muitos homens, adotar o tônico na sua rotina de cuidados resolveria metade dos problemas com a pele do rosto, como excesso de brilho e oleosidade, espinhas, cravos. Se interessou? Então confira as principais perguntas sobre o uso do produto, respondidas por Claudia Marçal.

Por que usar o tônico mesmo após ter lavado o rosto?

“Só água e sabonete não limpam completamente a pele e deixam impurezas que se acumulam na superfície e nos poros. O tônico faz uma limpeza profunda que remove sujeira, poluentes, resíduos de sabonete, gordura e suor acumulados nos poros.”

Quando e como usar o tônico facial?

“Depois de lavar rosto e pescoço com sabonete, o tônico facial deve ser aplicado com um algodão, em movimentos circulares. Em geral, usa-se uma ou duas vezes por dia, de manhã e à noite. Os tônicos mais suaves, à base de água e sem álcool, podem ser aplicados também em volta dos olhos”

Um creme fica mais potente depois do uso do tônico?

“Sim, pois o fato de a pele estar completamente limpa e com os poros desobstruídos potencializa a capacidade do tecido de absorver os princípios ativos presentes nos cosméticos que, assim, ficam mais eficazes.”

Como escolher o tônico certo para cada tipo de pele?

“A escolha do tônico ideal depende do tipo e das necessidades da pele. Quem tem pele oleosa deve usar tônicos com ação adstringente, ou seja, com ação de controle da oleosidade específica para pele mista, oleosa ou acneica. O teor de álcool deve ser baixo, porém, para evitar ressecamento ou o efeito rebote, que é a produção excessiva de óleo pelas glândulas na tentativa de compensar a agressão química sofrida pela pele. Já quem tem pele seca ou normal deve optar por tônicos completamente sem álcool, que não retirem a oleosidade natural da pele e que, de preferência, contenham ativos que ajudem a hidratar”.

Se você conhece qual é seu tipo de pele, ótimo. Basta procurar um tônico com as características descritas acima (não tenha receio de consultar a vendedora da farmácia ou da perfumaria). Se não sabe como é sua pele, o ideal é procurar um dermatologista, que vai indicar o melhor produto para você.

Veja abaixo algumas sugestões de tônicos faciais facilmente encontrados em farmácias e lojas online.

HOMEM NO ESPELHO INDICA:

Tônico Adstringente Antiacne Vichy Normaderm

Para peles oleosas com tendência a acne, desobstrui os poros e diminui a oleosidade e a vermelhidão do rosto. Tem textura leve e fresca, limpando e suavizando a pele profundamente (200 ml). Para pesquisar preços e comprar, clique aqui.

Tônico Adstringente Clean & Clear Pele Sensível

Tem fórmula suave, desenvolvida especialmente para pessoas de pele sensível. Ele complementa a limpeza da pele deixando-a pronta para receber o tratamento contra a acne (200 ml). Para pesquisar preços e comprar, clique aqui.

Tônico Adstringente Nivea Controle do Brilho

Como o nome já diz, ajuda a controlar e diminuir o excesso de brilho e oleosidade da pele do rosto. Remove as impurezas, limpando e desobstruindo os poros (200 ml). Para pesquisar preços e comprar, clique aqui.

Tônico Neutrogena Acne Proofing

Sem álcool, limpa, reduz e trata a acne ao mesmo tempo que não agride a barreira natural da pele, estimulando a formação de um escudo natural que previne cravos e espinhas (200 ml). Para pesquisar preços e comprar, clique aqui.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.