LEIA!

5 minutos: o tempo que você gasta para cuidar da pele

Nem todo homem trata o rosto como deveria, alegando preguiça ou falta de tempo. Ok, preguiça vale como desculpa, mas falta de tempo não cola. A rotina de cuidados com a pele não toma mais do que uns poucos minutos do seu tempo, divididos ao longo do dia e da noite. E os benefícios são muitos. Confira.

Homem No Espelho - Cuidados masculinos com a pele do rosto

Nem vamos fazer você perder tempo dizendo mais uma vez como é importante cuidar diariamente da pele do rosto para ter um visual impecável e fazer bonito no trabalho e na paquera. Nem todo homem trata o rosto como deveria, alegando preguiça ou falta de tempo. Ok, preguiça vale como desculpa, mas falta de tempo não cola. A rotina de cuidados não toma mais do que uns poucos minutos do seu tempo, divididos ao longo do dia e da noite. E os benefícios são muitos:

– Proteger a pele da radiação solar, que causa manchas, envelhecimento precoce e câncer, que é bem comum entre os brasileiros.

– Manter a pele com a hidratação natural de sua camada formada por gordura e água, que atua também como uma barreira protetora.

– Diminuir espinhas e cravos e diminuir ou manter a acne sob controle.

– Evitar o encravamento dos pelos da barba no rosto e no pescoço, formando bolinhas que, quando inflamam, viram foliculite, coçam e doem.

– Controlar o excesso de oleosidade que deixa a cara brilhando como assoalho encerado, mesmo logo depois de lavar o rosto.

Nesta matéria você vai aprender o passo-a-passo para deixar sua pele bacana o dia inteiro. Para você não arrumar mais a desculpa da falta de tempo, nós cronometramos o tempo que você vai gastar em cada etapa.

  • LAVAR O ROSTO COM SABONETE FACIAL
  • TEMPO GASTO: 1 MINUTO

Homem No Espelho - Cuidados masculinos com a pele do rosto

O primeiro passo é lavar o rosto todo dia de manhã. Ao acordar, durante o banho ou antes de sair de casa, lave o rosto com sabonete facial. Sim, o sabonete tem de ser para uso específico para o rosto. Não pode ser o mesmo do corpo (principalmente se ele for daqueles baratinhos de supermercado), porque ele tem substâncias detergentes mais fortes, que ressecam a pele do rosto. Em barra ou em gel, o sabonete facial contém ativos que limpam e deixam a pele hidratada.

Melhor ainda, prefira produtos formulados especificamente para o homem, pois a pele masculina é mais grossa e oleosa do que a feminina.

Se você sofre demais com a oleosidade e o brilho do rosto, procure sabonetes faciais que controlem a produção de sebo. E se tem tendência à acne, informe-se sobre produtos que contenham ácido salicílico, enxofre ou outros ativos com ação secativa.

Ao enxugar, não esfregue a toalha como se estivesse encerando o carro. Vá aplicando devagar por todo o rosto.

  • PASSAR HIDRATANTE FACIAL
  • TEMPO GASTO: 30 SEGUNDOS

Homem No Espelho - Cuidados masculinos com a pele do rosto-6

Depois de lavar o rosto, passe hidratante facial, em loção, gel ou creme. O gel é uma opção bem legal, pois não mela a cara e tem efeito refrescante.

Se você não hidrata a pele depois de lavar, as glândulas sebáceas começam a trabalhar em dobro para compensar o ressecamento provocado por água e sabão. O resultado é que você sente que o rosto fica oleoso pouco tempo depois que lavou. Os hidratantes faciais devolvem a umidade à pele e alguns mais bacanas (não necessariamente muito mais caros) contém substâncias que ajudam a controlar essa atividade das glândulas da pele.

A regra é clara: toda vez que lavar o rosto, dá-lhe hidratante na sequência.

  • APLICAR FILTRO SOLAR
  • TEMPO GASTO: 30 SEGUNDOS

Homem No Espelho - Cuidados masculinos com a pele do rosto-3

O passo seguinte é passar protetor solar no rosto. Mesmo que você não queira tomar cuidado nenhum com a pele, o filtro é artigo de primeira necessidade, porque estamos falando aqui não só de vermelhidão e queimaduras de sol, também do risco de câncer de pele. Os dermatologistas afirmam que, na verdade, esse é um cuidado diário obrigatório para todo mundo, sem exceção.

O uso cotidiano do filtro solar previne manchas, rugas e flacidez da pele, pois o sol penetra na camada profunda da pele (derme) e destrói as fibras de colágeno que dão sustentação e firmeza ao rosto. Use de manhã um produto com FPS 30 ou 50 e, sempre que possível, reaplique à tarde. Caso você trabalhe ao ar livre, então nem precisa dizer que não pode abrir mão dessa prevenção.

Existem hidratantes faciais que também agem como filtros solares. E do outro lado, também há protetores solares que funcionam como hidratantes. Ambos são uma mão na roda para a gente que é homem e não quer ficar usando um monte de coisas.

  • FAZER ESFOLIAÇÃO NO ROSTO
  • TEMPO GASTO: 1 MINUTO

Homem No Espelho - Cuidados masculinos com a pele do rosto-5

Uma ou duas vezes por semana, limpe o rosto com esfoliante, em vez do sabonete. Esse produto faz uma limpeza profunda na pele por meio de partículas minúsculas que fazem uma leve abrasão e retiram sujeira, resíduos e células mortas que se acumulam na superfície da pele.

Passe o esfoliante com movimentos circulares durante uns 30 segundos e depois enxague bem o rosto. Aplique bem no pescoço e região da barba, porque a esfoliação ajuda também a evitar pelo encravado.

Depois de esfoliar, mais do que nunca é preciso passar hidratante, porque a pele fica seca demais. Mas é incrível como fica lisa e macia, você vai ver.

Boa parte dos esfoliantes são de uso unissex, mas existem muitos especificamente masculinos. Como a esfoliação de certa forma é um tipo de agressão à pele, basta fazer uma ou duas vezes por semana, como a gente disse.

  • LAVAR E HIDRATAR O ROSTO ANTES DE DORMIR
  • TEMPO GASTO; 1 MINUTO E 30 SEGUNDOS

Homem No Espelho - Cuidados masculinos com a pele do rosto-4

À noite, antes de desabar na cama, você vai repetir tudo de novo. Quer dizer, só a limpeza com sabonete facial e a hidratação, como a gente já explicou acima.

Se você tem mais de 30 anos, troque o hidratante facial por um creme anti-idade. Como o nome já diz, esse tipo de produto previne o envelhecimento precoce da pele e o surgimento das rugas. Mas precisa usar sempre, religiosamente, porque nenhum produto faz mágica.

Os cremes anti-idade contêm ácidos, vitaminas, antioxidantes (sim, a pele oxida por causa de fatores ambientais) e outros ativos que estimulam a regeneração da pele.

Usados antes de dormir, o hidratante ou o creme anti-idade ajudam a controlar a produção de sebo durante a noite. Daí você acorda com a cara menos oleosa. Passe em todo o rosto e no pescoço.

  • PASSAR CREME EM VOLTA DOS OLHOS
  • TEMPO GASTO: 30 SEGUNDOS

Homem No Espelho - Cuidados masculinos com a pele do rosto-2

O cuidado final é passar creme para o contorno dos olhos. O ideal é usar esse produto não apenas à noite, mas também de manhã. E ele é ainda mais indicado se você está chegando aos 30 anos.

Além de hidratar a pele da região, que é mais fina e sensível do que nas outras áreas do rosto, ele diminui olheiras, bolsas e sinais de cansaço e ainda previne rugas e pés de galinha (aquelas ruguinhas nos cantos dos olhos).

Além de ativos que nutrem a pele, muitos levam cafeína, que é estimulante e dá aquele up quando você está com cara que veio da balada direto para o trabalho.

Homem No Espelho também tem essa matéria em vídeo no canal do YouTube. Dá uma repassada e aproveite para assistir a outros vídeos e também se inscrever no canal.

Modelo: Kauan Rumke (OXYgen Models)

Fotos: Wilson Weigl

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter