7 soluções fáceis para seus problemas de pele

Excesso de brilho no rosto, acne, irritação ao barbear, pelo encravado, olheiras… Homem sortudo é aquele que não sofre de nenhum problema de pele, pois alguns atingem metade da população masculina!

Homem No Espelho - 7 soluções para seus problemas de pele

Por Wilson Weigl  @wilsonweigl

Se você não sofre de nenhum problema de pele, pode se considerar um cara de sorte! Sério! Porque a imensa maioria dos homens padece de algum tipo de chatice no dia-a-dia. Veja os números: praticamente 50% da população masculina sofre com irritação, ardor ao fazer a barba, 80% tem acne em alguma fase da vida até os 30 anos e muitos têm de lidar com pelo encravado que inflama e vira foliculite. E ainda tem outros problemas: olheiras, pele seca e excesso de brilho no rosto, por exemplo.

Alguns desses inimigos são duros na queda e só um bom dermatologista consegue dar cabo deles. Mas muitas vezes a solução é bem mais fácil do que parece. Bastam alguns cuidados diários e só. Consultamos dermatologistas renomados, que ensinam táticas fáceis para ganhar essas brigas. Vamos a elas.

1. BRILHO NO ROSTO

Passe hidratante facial depois de lavar o rosto com sabonete. “A hidratação é importante para todos os homens, mas em especial para quem tem a pele mais oleosa, pois impede que as glândulas sebáceas trabalhem mais para compensar o ressecamento provocado pelo sabonete, piorando a oleosidade”, explica a dermatologista Daniela Schmidt Pimentel, do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês e da Clínica Ephesus, em São Paulo. “Prefira loções ou géis, que são menos gordurosos do que os cremes”, sugere.

2. PELO ENCRAVADO E FOLICULITE

Fazer esfoliação antes do barbear pode ajudar a prevenir ou amenizar os problemas, por preparar a pele para a passagem da lâmina. “O esfoliante contêm partículas minúsculas que fazem uma leve abrasão na pele e retiram a camada superficial de células mortas que se acumulam nos poros e dificultam a saída do pelo”, diz Rodrigo Pirmez, dermatologista da clínica Dr. André Braz, do Rio de Janeiro. Livre dessa barreira, ele desponta com mais facilidade. Há esfoliantes especiais para a pele masculina, mais grossa e oleosa.

3. ACNE

O principal cuidado é lavar o rosto com sabonete formulado para pele acneica, para controlar e regular a produção de sebo. Você encontra várias marcas de sabonetes, líquidos e em barra para essa finalidade. “Eles removem impurezas, desobstruem os poros e melhoram a aparência da pele”, diz o dermatologista Amilton Macedo, de São Paulo. As substâncias mais utilizadas são enxofre, ácido salicílico e peróxido de benzoíla. Mas sempre é bom ter orientação médica, porque esses produtos podem causar alergia na pele.

4. PELE SENSÍVEL

Irritação, ardor e vermelhidão causados pelo barbear são problemas que afligem quase a metade dos homens. “A pele fica irritada porque a lâmina causa microlesões na camada córnea da pele, a mais superficial, que também tende a ficar desidratada”, diz Amilton Macedo. Use espuma ou gel de barbear, para fazer a lâmina deslizar melhor. Prefira aparelhos com cabeça móvel (que se adaptam melhor aos contornos do rosto), três ou cinco lâminas e fita lubrificante, que, além de facilitar o deslizar, contém substâncias que acalmam a pele. Depois de raspar os pelos, passe pós-barba, para hidratar e aliviar a irritação. Evite produtos que contenham álcool.

5. OLHEIRAS

Elas geralmente têm fundo genético, mas cigarro, álcool, sedentarismo, privação do sono, asma, rinite e alergias podem contribuir para seu surgimento. Na maior parte dos casos, só o tratamento feito em clínicas dermatológicas ameniza essa chatice. “Em casos menos graves, porém, usar cremes para a região dos olhos pode amenizar o problema”, frisa o dermatologista mineiro Abdo Salomão. “Além de diminuir os sinais de fadiga pela ação de ativos como a cafeína, esses cosméticos têm substâncias que ajudam a prevenir o surgimento de rugas e pés de galinha, como retinol e vitaminas C e K”, diz o médico.

6. PELE SECA

É preciso usar sabonete específico para peles ressecadas, que contém ingredientes hidratantes. Nunca use no rosto o mesmo sabonete do corpo, que não é feito para uso facial e por isso é mais agressivo. Evite usar loções adstringentes, que também secam a pele. “Depois de lavar o rosto, passe hidratante, mas não em excesso, o que pode causar acne”, diz a dermatologista Erica Monteiro, de São Paulo.

7. PELE OLEOSA

A pele masculina geralmente é oleosa, porque os homens têm maior número de glândulas sebáceas no rosto e grande sensibilidade à testosterona, hormônio que influencia o funcionamento dessas glândulas. A maior produção de sebo provoca excesso de oleosidade, cravos e acne. Se seu problema for ameno, basta seguir as recomendações acima para excesso de brilho. Caso seja mais grave, é legal consultar um dermatologista para uma avaliação. Em geral indicamos o uso de loções adstringentes, sabonetes de controle de oleosidade, cremes secativos e ácidos que ajudam a controlar a oleosidade”, explica Erica Monteiro.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.