O guia completo do creme facial para homens

Homem que ainda não usa creme deve começar a usar. Ele reduz rugas e manchas, controla a oleosidade e combate a ação dos radicais livres, que causam envelhecimento precoce. Fundamental!

Por Wilson Weigl  / Modelo: Danilo Magni @danilomagni

Antigamente os caras metidos a machões tremiam só de ouvir a palavra “creme”. Mas hoje a maioria dos homens não carrega esse trauma. O creme facial faz parte da rotina de todo homem que se cuida. E se não faz parte, deveria fazer. Fundamental em qualquer idade, para deixar a pele do rosto vitalizada, o creme é também um investimento no futuro, para chegar aos 40 ou 50 anos com tudo em cima.

“Creme”, aliás, é um termo genérico para cosméticos faciais, porque há inúmeras opções de produtos hidratantes e anti-idade em forma de gel ou sérum (soro, bem líquido).

O uso de creme facial é obrigatório após os 30 anos, quando a pele perde vitalidade e firmeza e as rugas começam a ficar acentuadas e profundas. Cremes com ativos como ácido hialurônico e vitamina C (vou descrever mais abaixo) podem ser usados preventivamente a partir dos 20 anos. 

“Muitos problemas de pele, como acne e manchas, são influenciados por fatores hereditários, mas a pele também sofre danos diários causados por radiação solar, poluição e estresse, que aceleram o envelhecimento. Os cremes atuam na defesa da pele em ambas as frentes”, explica a dermatologista Ivana Prado, da Clínica Adriana Vilarinho, de São Paulo, referência em dermatologia no Brasil.

O guia completo do creme facial masculino - Homem No Espelho

Os benefícios dos cremes

Os cremes à venda em farmácias e lojas online são formulados para uso geral. Combinam substâncias em baixas concentrações, para que possam ser usados por qualquer pessoa. Alguns produtos têm uma finalidade específica, enquanto outros são multifuncionais e agem em várias frentes.

Antes de comprar um creme, avalie qual sua necessidade, levando em conta a principal finalidade do produto. 

  • Diminuição das rugas, causadas por envelhecimento, perda de firmeza da pele e pela ação da radiação solar.
  • Nutrição, hidratação e reparação da pele, diminuindo sinais de cansaço e melhorando sua vitalidade e aparência.  
  • Clareamento das manchas causadas pela hiperpigmentação da pele provocada pelo sol.
  • Preenchimento das linhas de expressão na testa, entre as sobrancelhas, cantos dos olhos (pés de galinha) e bigode chinês (linha que vai das narinas aos cantos da boca).
  • Controle do excesso de brilho e oleosidade da pele, por meio da diminuição da atividade das glândulas sebáceas.

“É importante ter expectativas realistas ao começar a usar creme. Como são produtos de uso contínuo e prolongado, não espere ver resultados da noite para o dia, logo nas primeiras aplicações”, diz a dermatologista Ivana Prado.

O guia completo do creme facial masculino - Homem No Espelho

Creme diurno e noturno

As necessidades da pele são diferentes segundo o horário. O período diurno pede hidratação, ação antioxidante e proteção solar. À noite, durante o sono, ocorre na pele um processo de renovação celular que repara os danos causados durante o dia por fatores externos como sol e poluição.

Atenção ao rótulo antes de comprar, porque alguns cremes são formulados para uso diurno (com FPS, por exemplo) e outros para uso antes de dormir. Saiba mais sobre essa diferença: leia o post clicando aqui.

Os principais ativos dos cremes

Estas são os principais ativos dos cremes para rosto. Existem, porém, tantos outros que podem estar combinados nos produtos que seria impossível enumerá-los sem deixar o post longo e chato. Todos os ingredientes do cosmético estão descritos na embalagem. 

  • Ácido hialurônico: tem ação hidratante e preenchedora de rugas. É uma substância produzida pelo corpo humano, mas com o tempo a produção diminui. O ácido sintético usado nos cremes é igual ao do organismo e estimula a pele a produzir colágeno (proteína que dá firmeza e elasticidade). 
  • Vitamina C: tem ação clareadora, antioxidante e anti-inflamatória. Defende a pele dos danos causados pelos radicais livres (moléculas que oxidam as células e causam envelhecimento precoce). Atua na síntese de colágeno, clareia e previne o surgimento de manchas. 
  • Vitamina E: tem ação antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres (moléculas que danificam a pele em nível profundo).
  • Ácido glicólico: tem ação rejuvenescedora. Nos consultórios de dermatologia, é usado nos peelings. Nos cosméticos, em baixa concentração, uniformiza a pele e melhora sua textura e aparência. .
  • Ácido retinoico: o retinol é o mais conhecido da família de ácidos derivados da vitamina A. Atua na renovação celular da pele, estimula a produção de colágeno e elastina, previne rugas, diminui irregularidades e manchas na pele, diminui o brilho causado pela oleosidade e combate os danos da radiação solar. 
  • Ácido salicílico: indicado para quem tem tem acne ou excesso de oleosidade no rosto, controla a produção de sebo, desobstrui os poros e tem ação anti-inflamatória.

Outros ativos que também podem estar presentes nos cremes: niacinamida (pró-vitamina B3), AHA’s (alfahidroxiácidos), coenzima Q10, polifenóis como o resveratrol (obtido da uva), ácido ferúlico, peptídeos, alfa-arbutin, oligominerais como silício, selênio e zinco, óleos essenciais e extratos de algas e plantas (como cúrcuma, chá verde e ginko biloba), só para citar alguns.

Confira no rótulo se o creme, gel ou sérum é hipoalergênico (não causa reações alérgicas em quem tem pelo sensível) e não comedogênico (não obstrui os poros, provocando acne).

O guia completo do creme facial masculino - Homem No Espelho

 Como usar creme facial

O creme deve ser aplicado no rosto limpo com sabonete, de manhã e à noite. Em vez do sabonete, pode-se usar esfoliante (que elimina sujeira, oleosidade e células mortas da superfície da pele), uma ou duas vezes por semana. Essa limpeza profunda potencializa a ação dos cremes que vão ser aplicados depois. Se você não conhece a rotina de cuidados masculinos da pele do rosto, clique aqui para ler o post.

Cremes e proteção solar

Muitos cremes não só hidratam e previnem rugas como também são filtros solares, com FPS entre 15 e 30. São os chamados produtos multifuncionais, boas opções para quem busca praticidade no dia-a-dia. 

“O uso diário do filtro solar é fundamental em qualquer idade. Os raios ultravioleta, infravermelhos e luz visível (de lâmpadas e telas de computador e celular) causam manchas, rugas e câncer – o de pele é o mais comum no Brasil”, diz Ivana Prado.

Se o creme não oferecer proteção solar, aplique-o primeiro e, em seguida, passe o filtro. Nesse caso, escolha um protetor com toque seco e ação anti-oleosidade, com FPS 30, no mínimo. Lembre-se de que a recomendação vale para dias nublados e para quem trabalha sob luz artificial.

Fechando: por melhor que seja o creme, ele não faz milagre se você não manter hábitos de vida saudáveis, como caprichar na alimentação, praticar atividade física, dormir bem, controlar o estresse, evitar cigarro, excesso de bebidas alcoólicas e proteger a pele do sol.

Para amenizar problemas de pele mais sérios (acne severa, rosácea e outros) deve-se consultar um dermatologista: ele vai avaliar o caso e indicar ou formular um creme para o tratamento.

Homem No Espelho recomenda:

Confira uma seleção de 10 cremes hidratantes e anti-idade bacanas para a pele masculina. Muitos são unissex e podem ser usados por homens sem problema.

Creme anti-idade Shiseido Men Total Revitalizer

Formulado para a pele do homem, o creme multifuncional anti-idade promete hidratar e deixar a pele com aparência vitalizada, combater sinais de envelhecimento e a perda de elasticidade e firmeza. (50 ml) Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui.

Gel creme hidratante Neutrogena Oil Free

Hidrata a pele sem obstruir os poros e deixar sensação de melado por ter textura de gel creme. Leve, é ideal para pele oleosa. Para pesquisar preços e comprar, clique aqui.

Creme anti-idade Eucerin Hyaluron Filler Noite

O creme para uso noturno hidrata a pele, combate rugas de expressão e perda de volume. Contém ácido hialurônico, que auxilia no preenchimento das rugas desde as camadas profundas da pele. Para pesquisar preços e comprar, clique aqui.

Creme hidratante facial anti-idade O Boticário Malbec

Formulado para a pele masculina, hidrata e ajuda a combater os sinais do envelhecimento, porque também age como anti-idade. Protege da radiação solar com FPS 30; portanto deve ser usado durante o dia. Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui.

BB Cream Hidratante O Boticário Men Combat

Para homens, é um BB Cream, sigla de Blemish Balm Cream (algo como “creme bálsamo para imperfeições”). É um hidratante multifunção, que tem cor e uniformiza o tom da pele, diminuindo imperfeições. Controla a oleosidade e o brilho do rosto e age como filtro solar com FPS 20. Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui.

Clareador facial Ada Tina Dual Clear Night

Emulsão com eficácia progressiva no clareamento de manchas, para uso à noite. Contém alfa-arbutin, clareador com ação antioxidante, endoxyl in, que inibe a produção do pigmento melanina, e vitamina C, antioxidante que previne o envelhecimento causado pelos radicais livres. Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui.

Sérum 10 Skinceuticals Antioxidante 

Com textura líquida, é rapidamente absorvido pela pele. Bastam poucas gotas a cada uso. Tem 10% de vitamina C pura e ácido ferúlico, que protegem contra os radicais livres, previnem e corrigem sinais do envelhecimento e dos danos provocados pelo sol. Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui.

Sérum Anti-idade La Roche-posay Salicyli C10

Líquido, para ser usado com conta-gotas, tem vitamina C antioxidante que combate os radicais livres e ácido salicílico, ativo consagrado na diminuição do excesso de oleosidade da pele. Uniformiza o tom da pele, diminui poros e atenua rugas. Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui.

Sérum Vichy Liftactiv Aox Concentrate

Sérum concentrado antioxidante e anti-sinais com vitamina C (15%),
ácido hialurônico e outros ativos que combatem a ação dos radicais livres, reduzem rugas de expressão e diminuem a perda de colágeno, melhorando a tonalidade e a textura da pele. Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui.

Anti-idade Adcos Derma Complex Vitamina C 20

Com alta concentração de Vitamina C pura (20%) e outros ativos antioxidantes, previne a ação dos radicais livres e o envelhecimento. Reduz rugas, uniformiza o tom e melhora a textura da pele. Tem efeito mate e toque seco, reduzindo o brilho do rosto. Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.