30 anos: hora de começar a cuidar mais da pele

Os trintões que se cuidem: é preciso começar a pensar no futuro para chegar aos 40 ou 50 com tudo em cima. Aprenda o trato diário que sua pele pede já.

Homem No Espelho - Cuidados para a pele masculina aos 30 anos

Por Wilson Weigl   

Seus 30 anos já estão logo ali na próxima curva? Pode ser que até agora você não tenha se preocupado muito com a pele do rosto. Mas por volta dessa idade, as rugas e manchas se acentuam, a derme perde firmeza e sustentação, começando a “desabar”, aumenta o risco de câncer de pele. É chegada a hora de começar a pensar no futuro, para chegar aos 40, 50 anos com tudo em cima. 

Para falar a verdade, antes dos 30 anos poucos homens se preocupam com a pele do rosto, porque na casa dos 20 anos nosso corpo é praticamente ma supermáquina, no auge da vitalidade, capaz de auto-reparar os danos causados pelos maus hábitos. Mas não mais. A partir de agora, sabonetes faciais, hidratantes, esfoliantes e cremes anti-idade devem ser seus parceiros para o resto da vida.

Depois de uma balada ou uma noite maldormida você provavelmente já se olha no espelho e percebe que as coisas já não estão como antes. Por volta dos 30 anos começa o declínio natural da produção de colágeno e elastina (proteínas que dão elasticidade e firmeza à pele) e a diminuição só progride daí para a frente.

Some essa decadência natural da pele ao bombardeio diário que seu rosto sofre da radiação solar, poluição, estresse, e vai ter ideia do estrago com que tem de lidar.

Aprenda o trato diário que sua pele está começando a pedir — mesmo que você ainda não tenha se dado conta disso.

Problemas que você vai encarar por volta dos 30 anos

Evidenciamento das chamadas linhas de expressão nos lugares em que o rosto é mais expressivo: testa, gabela (entre as sobrancelhas), cantos dos olhos e da boca. 

✔ Aparecimento das primeiras rugas, causadas pelo envelhecimento da pele, pela perda de firmeza e pelo efeito do sol que se tomou a vida toda.

✔ Aumento da pigmentação da pele causadas pelo efeito cumulativo do sol, provocando manchas ou piorando as já existentes.

✔ Acentuamento do sulco nasolabial (bigode chinês), a linha profunda que vai das narinas aos cantos da boca.

✔ Excesso de brilho e oleosidade da pele (sim, o problema continua).

✔ Pelo encravado e foliculite (outra chatice que segue).

Cuidados para incluir na sua rotina diária

✔ Passe protetor solar no rosto todo dia

Homem No Espelho - Cuidados para a pele masculina aos 30 anos

Por volta dos 30 anos, esse cuidado é ainda mais importante. Tanto que é a principal recomendação dos dermatologistas. Eles dizem que pode-se até não querer adotar nenhum cuidado com o rosto, mas usar filtro solar diariamente é fundamental para se defender dos danos causados pela radiação solar UV que só vão dar as caras no futuro: manchas, rugas e até câncer de pele. 

Aplique no rosto, todas as manhãs, protetor facial com FPS 30, no mínimo. Lembre-se de que a recomendação vale para dias nublados (porque a radiação solar perigosa atravessa as nuvens) e para quem trabalha sob luz artificial. Telefone, tablet e computador emitem a luz azul HEV Light, radiação que pode ser tão maléfica para a pele quanto a luz do sol (clique aqui para ler o post).

Quando for se expor ao sol na praia ou na piscina, correr ou praticar esporte ao ar livre, aumente o nível de proteção para FPS 50. Nesse caso, filtros faciais para uso esportivo são ideais porque aderem melhor à pele e não escorrem com o suor.

 ✔ Lave o rosto com sabonete facial

Homem No Espelho - Cuidados para a pele masculina aos 30 anos

Ao levantar da cama, no banho e antes de dormir, use sabonete específico para uso no rosto — não pode ser o mesmo do corpo, que costuma ser mais agressivo por conter substâncias detergentes e resseca a pele. O sabonete facial tem ingredientes hidratantes e não resseca a pele. Prefira produtos formulados para a pele masculina, que é mais grossa e oleosa do que a da mulher.

Quem tem acne ou excesso de brilho no rosto, deve optar por sabonetes que diminuem a atividade das glândulas sebáceas e controlam a oleosidade. Geralmente eles contêm ingredientes secativos como ácido salicílico e enxofre.

✔ Faça limpeza com tônico facial

Homem No Espelho - Cuidados para a pele masculina aos 30 anos

Se você sofre com acne e excesso de brilho e oleosidade, limpe o rosto com tônico, que faz uma limpeza ainda mais “profissional” do que a do sabonete. Só água e sabão não limpam completamente a pele e deixam impurezas que se acumulam na superfície e nos poros. O tônico faz uma limpeza profunda que remove sujeira, poluentes, resíduos de sabonete, gordura e suor acumulados nos poros.

Ele regula a oleosidade, desobstrui os poros e previne cravos e espinhas. Como ele age no rosto? Deixando o pH da pele mais próximo ao natural. Para saber mais sobre a ação do tônico, clique aqui para ler o post.

 ✔ Aplique hidratante após lavar o rosto

A desidratação também envelhece a pele. Depois de lavar o rosto, pela manhã e à noite, passe hidratante, que repõe a umidade da pele e ajuda a controlar a oleosidade e o brilho. Não hidratar o rosto após a limpeza deixa a pele ainda mais oleosa, porque estimula as glândulas sebáceas a trabalhar em dobro para compensar o ressecamento provocado por água e sabonete. Loções, géis e séruns têm textura mais leve do que os cremes e não deixam sensação de cara melada.

Existem também hidratantes com ação revigorante e antifadiga, bons para dar um up na cara no dia seguinte de uma noite de esbórnia. Eles contêm substâncias com ação descongestionante, como a cafeína.

 ✔ Faça esfoliação uma ou duas vezes por semana

Homem No Espelho - Cuidados para a pele masculina aos 30 anos

Os esfoliantes substituem o sabonete facial e eliminam não apenas sujeira e oleosidade, mas também células mortas da camada superficial da pele, pela ação de microesferas que fazem uma leve abrasão na pele. Isso dá chance para que haja renovação celular (ou seja, a pele produz células novas e saudáveis). A esfoliação também evita pelo encravado e foliculite.

Esfolie o rosto apenas uma ou duas vezes por semana, dependendo se sua pele for seca ou oleosa. Depois, não abra mão do hidratante.

Para saber mais como agem os esfoliantes e como fazer essa faxina facial do jeito certo, clique aqui para ler o post.

✔ Comece a usar creme anti-idade

Homem No Espelho - Cuidados para a pele masculina aos 30 anos

Essa é a época de pensar seriamente no futuro e começar a usar um bom produto antienvelhecimento. Além de hidratar, ele contém ativos que tem ingredientes que nutrem a pele e previnem rugas.

O ideal é usar produtos com substâncias antioxidantes, que combatem a ação nociva dos radicais livres (moléculas que “oxidam” as células da pele, acelerando o envelhecimento), como a vitamina C, a coenzima Q10, o resveratrol (substância obtida da uva) e o extrato de chá verde. Também pode começar a usar produtos anti-rugas que têm ação hidratante e até mesmo preenchedora (como o ácido hialurônico).

Atenção: os bons cremes anti-idade nunca são baratos: não economize e invista no bom e no melhor.

✔ Passe creme para a área dos olhos

Homem No Espelho - Cuidados para a pele masculina aos 30 anos

A partir dos 30 anos começam a ficar mais acentuados os pés de galinha, aquelas linhas de expressão nos cantos dos olhos, e as olheiras ficam mais acentuadas, pela ação da gravidade na pele do rosto. Por isso você deve passar, de manhã e à noite, creme para o contorno dos olhos.

Ele hidrata a pele, que nessa região é mais fina e sensível do que nas outras partes do rosto, previne rugas e diminui bolsas e olheiras (quando não são causadas por fatores genéticos).

✔ Tome um suplemento vitamínico

Homem No Espelho - Cuidados para a pele masculina aos 30 anos

A saúde da pele também vem de dentro para fora. Por isso os dermatologistas recomendam que se tome cápsulas e suplementos que contenham ativos antioxidantes, que diminuem os efeitos nocivos dos radicais livres no corpo. Entre eles estão as vitaminas C e E, o silício, o extrato de romã (pomegranate), o licopeno (extraído dos vegetais vermelhos) e outros. Existem cápsulas que atuam especificamente na saúde da pele e do cabelo.

Quer fazer a coisa certa? Em vez de comprar um suplemento qualquer na farmácia, peça ao dermatologista para criar uma fórmula sob medida para você, com os ativos ideais para seu tipo de pele e suas necessidades, e  mande aviar numa farmácia de manipulação.

✔ Exercite-se e modere no pé na jaca

Homem No Espelho - Cuidados para a pele masculina aos 30 anos

Na casa dos 20 anos, seu corpo é autolimpante e consegue superar facilmente os estragos, quase sempre invisíveis, causados por maus hábitos como cigarro, álcool, excesso de sol, privação de sono e alimentação ruim. Já a partir dos 30 anos, é preciso dar uma maneirada ou você vai colher aos 40 tudo o que plantar agora. Pratique regularmente uma atividade física, adote uma dieta saudável, proteja-se do sol, durma bastante, não fume e não exagere na birita. Sua pele também vai agradecer.

HOMEM NO ESPELHO INDICA:

Uma seleção de produtos bacanas para a pele masculina depois dos 30 anos.

Sabonete facial Avène Cleanance

Especial para o rosto, retira impurezas e desobstrui os poros, sem ressecar a pele. Reduz o excesso de oleosidade e brilho e ajuda a controlar a acne. Use pela manhã e à noite. Para pesquisar preços e comprar, clique aqui.

Gel Hidratante Facial Neutrogena Hydro Boost Water Gel FPS 25

Além de hidratante, é um renovador facial com ácido hialurônico e glicerina, que ajudam a restabelecer os níveis de água na pele, estimulam sua renovação e fortalecem sua barreira natural. Protege dos raios solares com FPS 25. Para pesquisar preços e comprar,  clique aqui.

Filtro Solar Isdin Spot Prevent Fusion Fluid FPS 99

Da marca espanhola de produtos de qualidade, além de oferecer altíssima proteção contra os raios solares (FPS 99), contém ácido hialurônico, que melhora a elasticidade da pele e previne o aparecimento de manchas causadas pelo sol. Para pesquisar preços e comprar, clique aqui.

Tônico Adstringente Nivea Controle do Brilho

Como o nome já diz, ajuda a controlar e diminuir o excesso de brilho e oleosidade da pele do rosto. Remove as impurezas, limpando e desobstruindo os poros. Para pesquisar preços e comprar, clique aqui.

Esfoliante Facial Actine Darrow

Indicado especialmente para peles oleosas e acneicas, elimina as impurezas e células mortas, desobstruindo os poros e controlando a oleosidade e o brilho do rosto. Para pesquisar preços e comprar, clique aqui.

Creme Antiidade Eucerin Hyaluron Filler Noite

O creme para uso noturno hidrata a pele, combate rugas de expressão e perda de volume. Contém ácido hialurônico, que auxilia no preenchimento das rugas desde as camadas profundas da pele. Para pesquisar preços e comprar, clique aqui.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.