Como escolher a cor das lentes dos óculos de sol

A escolha da cor das lentes dos óculos de sol não deve ser só questão de gosto, moda e estilo pessoal. Cada cor é indicada para um tipo de atividade ou esporte e, também, para cada condição de luz.

Homem No Espelho - Cores das lentes dos culos escuros - de sol - lente verde - azul - amarela - vermelha - marrom - cinza

Por Wilson Weigl

A escolha da cor das lentes dos óculos de sol não deve ser uma decisão baseada na moda e no estilo pessoal. Cada cor é indicada para determinado tipo de atividade ou situação específica de luz. A cor bloqueia um determinado comprimento de onda luminosa, influindo no desempenho visual. Por isso, existem cores ideais para usar na praia, dirigir, caminhar na mata ou praticar esportes na neve. De modo geral, é mais importante levar em conta o ambiente e o grau de luminosidade do que o tipo de esporte.

Temos que usar óculos escuros sempre. Nos dias ensolarados, mesmo aquela saidinha rápida ao ar livre pode causar sérios danos aos olhos. A radiação solar queima a córnea e a retina (deixando na hora sensação de ardência). A exposição contínua à luz solar causa doenças como catarata precoce e degeneração macular, que vão se manifestar quando você for mais velho. Essa ação dos raios solares sobre os olhos é cumulativa, ou seja, vai acumulando o sol que você toma desde criança.

Outro perigo é que a intensidade dos raios pode ser mais alta do que o calor que se sente na pele (por exemplo, naqueles dias frios porém ensolarados).

Você sabe que é obrigatório o uso de óculos escuros na praia, porque a areia e a água refletem e aumentam a luz solar. Também deve-se usar óculos em dias nublados, porque os raios atravessam as nuvens finas.

As lentes devem bloquear 100% dos raios UVA e UVB. Então fuja dos óculos baratinhos vendidos pelos camelôs. Aquele selo de proteção UV por si só não significa nada e pode ser falso. Compre os óculos apenas em óticas e lojas idôneas.

Como você vai ver abaixo, cada cor proporciona um tipo de visão, o ideal é experimentar os óculos escuros à luz do dia antes de comprar.

Lente verde

A cor verde é uma boa opção para um óculos de uso geral, por cortar bastante a luz e destacar os objetos com imagens bem nítidas e contrastadas. É indicada para usar no sol forte e em dias em que há muita variação de luz (de ensolarado para nublado). Por diminuir muito a luminosidade, não é uma opção idicada para dias mais escuros.

 

Lente marrom ou âmbar

Os tons de marrom cortam bem a luminosidade e acentuam o contraste dos objetos e cores. Marrom e âmbar são boas escolhas para dias ensolarados e também para dias de condições variáveis de luz (sol que entra e sai das nuvens, por exemplo), porque adaptam bem os olhos para as mudanças de luminosidade.

 

Lente cinza

Homem No Espelho - Cores das lentes dos óculos escuros - de sol - lente cinza

Todos os tons de cinza são bons para usar no dia-a-dia, ao ar livre, para pedalar, caminhar e dirigir, porque cortam bem a luminosidade e protegem os olhos da radiação solar. Proporcionam uma percepção de cores fiel. As lentes cinza escuras são ideais para dias bem ensolarados e as cinza claras, como as fumês, para dias nublados.

 

Lente azul

Homem No Espelho - Cores das lentes dos óculos escuros - de sol - lente azul

Reduz bastante o brilho e acentua a cor e o contorno dos objetos e também descansa a vista. É uma boa escolha para uso na neblina, maresia ou em condições de tempo nublado.

 

Lente amarela

Homem No Espelho - Cores das lentes dos óculos escuros - de sol - lente amarela

É boa apenas para usar em condições de pouca luz, porque não oferece muita proteção da radiação em dias ensolarados. Como diminui o ofuscamento, é ideal para o horário do entardecer, especialmente para motoristas (também atenua o desconforto dos faróis em direção contrária). Deixa os objetos bem nítidos mas distorce as cores.

 

Lente vermelha ou roxa

Homem No Espelho - Cores das lentes dos óculos escuros - de sol - lente vermelha

São bem espalhafatosas, mas perfeitas para quem pratica esportes náuticos, pescaria, caminhada na mata ou esqui e esportes de neve. Isso porque o vermelho e o roxo aumentam o contraste das imagens em ambientes com muito azul ou verde (água ou mata) e corta a luminosidade do branco da neve.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.