Cuide do couro cabeludo para ter cabelo saudável

“Couro” só no nome, ele é uma pele sensível, sujeita aos mesmos problemas da pele do corpo: coceira, alergia, inflamação e micose, que podem causar queda e até calvície!

Cuidados com couro cabeludo - caspa - calvície - queda de cabelo - Homem No Espelho

Por Wilson Weigl

Couro cabeludo também é pele. E apesar do nome “couro”, é um tipo de pele bem sensível. E que pode apresentar os mesmos problemas da pele do resto do corpo: dermatites, coceiras, alergias, queimaduras, inflamações, foliculite e micoses. Problemas que, sem que se perceba, podem causar enfraquecimento do cabelo, queda e até calvície!

E não são só doenças que comprometem a saúde do couro cabeludo. Excesso de oleosidade e limpeza deficiente causam inflamações que entopem as raízes e prejudicam o crescimento e a força dos fios. Por isso, o couro cabeludo merece cuidados (fáceis, aliás) em prol da saúde do cabelo.

“Quando machucamos o braço, por exemplo, logo localizamos o problema e conseguimos tratá-lo. Mas as alterações no couro cabeludo são difíceis de serem percebidas”, diz a farmacêutica Camila Martins, da rede de farmácias Extrafarma, com 400 lojas no Brasil. “Como não se costuma dar atenção aos sintomas, só quando são evidentes, a negligência pode agravar o problema e, muitas vezes, levar à queda definitiva do cabelo”, explica.

Só para se ter uma ideia, segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia, 4 em cada 10 pessoas têm dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa. “Apesar de caspa e calvície geralmente tenham fundo genético, muitos problemas no couro cabeludo podem ser prevenidos com uma rotina de cuidados diários”, afirma Camila.

LEIA TAMBÉM

Se você desconfia de algum problema que possa ser sintoma de uma doença, precisa ir ao dermatologista. Mas se quer apenas manter o couro cabeludo nos trinques e o cabelo forte e sadio, confira abaixo as dicas de cuidados da farmacêutica da Extrafarma.

Proteja a cabeça do sol

Todo homem já saiu com o couro cabeludo queimado da praia ou piscina por não ter usado boné. Queimaduras de sol são comuns, mas o risco não é só ficar ardido: o câncer de pele na cabeça é mais comum do que se pensa, e muitas vezes fatal. E por ficar escondida pelo cabelo, a lesão cancerosa costuma ser identificada tardiamente.

O melhor cuidado é evitar expor a cabeça ao sol sem proteção (chapéu ou boné). Os carecas precisam redobrar o cuidado com a radiação UV perigosa e usar filtro solar diariamente.

Evite água muito quente

Segundo a Sociedade Brasileira de Tricologia (área da medicina que estuda o cabelo), a água quente danifica as cutículas e retira o sebo natural dos fios. Também resseca o couro cabeludo e estimula as glândulas sebáceas a trabalharem mais para restaurar a oleosidade que é sua proteção natural, deixando o cabelo rapidamente engordurado.

A temperatura ideal da água para lavar o cabelo é 22º C (morna). Como dificilmente essa será a temperatura do seu banho, quanto menos tempo expor seu cabelo à água quente, melhor. Não precisa tomar banho morno ou frio: só diminua a temperatura ao lavar o cabelo.

Não durma de cabelo molhado

Dormir logo após o banho, com os fios ainda molhados, pode ser um problema para seu couro cabeludo e para a saúde de seu cabelo. Isso porque a umidade somada ao abafamento do travesseiro cria um ambiente propício para a proliferação de fungos. O atrito dos fios molhados também pode provocar a quebra.

Mas só enxugar com toalha não é suficiente, porque o couro cabeludo continua úmido. Lave duas ou três horas antes de dormir, para que o couro cabeludo seque totalmente, ou use secador.

Não esfregue a cabeça com força

Alguns homens usam a força bruta para lavar o cabelo. Esfregar o couro cabeludo em excesso ou usar as unhas, além de não garantir boa limpeza, estimula as glândulas sebáceas, causando mais oleosidade e até mesmo descamação.

Passe o shampoo usando as pontas dos dedos, em movimentos suaves, massageando o couro cabeludo, para ativar a circulação.

Deixe o couro cabeludo respirar

Usar frequentemente boné, chapéu e capacete impede que o couro cabeludo “respire”. Isso é pior ainda quando o cabelo está oleoso ou a cabeça suada (depois da academia, por exemplo). O abafamento atrapalha o controle natural da oleosidade e pode provocar inflamações que levam à queda precoce do cabelo.

Não use boné por horas e horas a fio, principalmente se o cabelo estiver impregnado de oleosidade e suor.

Use shampoo anti-resíduos

O shampoo anti-resíduos (ou de limpeza profunda) faz um “detox” no couro cabeludo e nos fios, removendo resíduos de poluição, oleosidade, gel, pomada e cera. Essa limpeza é recomendada também para quem tem cabelo muito oleoso, frequenta ambientes engordurados, empoeirados e enfumaçados ou usa modelador no cabelo todo dia.

Como ele tem substâncias mais fortes do que os shampoos de uso diário, é importante usar apenas uma vez por semana ou a cada 15 dias. Ou quando você achar que seu cabelo está “pedindo” essa faxina.

Faça esfoliação

Esfoliar o couro cabeludo, da mesma maneira que esfoliamos a pele do rosto, estimula a renovação das células, limpa resíduos que a espuma macia não consegue retirar e tem efeito adstringente (ajuda a diminuir a oleosidade). Mas a esfoliação deve ser suave (ou seja, sem abusar da força) e com shampoos específicos (eles têm partículas que fazem uma leve abrasão no couro cabeludo). Evite as receitas caseiras, que podem causar alergias e estragar o cabelo.

HOMEM NO ESPELHO INDICA:

SHAMPOOS ESFOLIANTES

Shampoo esfoliante Black Jack Felps Men Barba e Cabelo

Formulado para homens, pode ser usado no cabelo e na barba. Contém micropartículas que esfoliam o couro cabeludo e a pele sob a barba, ativando a circulação sanguínea, prevenindo caspa e pelos encravados. (240 ml). Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui.

Pré-shampoo esfoliante fortalecedor Amend Força & Detox

Faz uma suave esfoliação do couro cabeludo com microesferas de semente do arroz, removendo a oleosidade e o acúmulo de resíduos. Tem também biotina (vitamina H), extratos vegetais e aminoácidos. Indicado para todos os tipos de cabelos. (200 g). Para comprar por preço bom, clique aqui.

Shampoo esfoliante Vichy Dercos Micro Peel Anticaspa

Indicado para cabelos com caspa ou oleosos, faz uma limpeza profunda do couro cabeludo pela ação de micropartículas esfoliantes. Alivia a coceira do couro cabeludo com sensação de frescor imediato. (200 ml). Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui.

SHAMPOOS ANTI-RESÍDUOS

Shampoo de limpeza profunda Paul Mitchell Mitch Heavy Hitter

Masculino, da renomada marca americana Paul Mitchell, é um shampoo de uso diário para limpeza profunda do couro cabeludo e dos fios. Remove a sujeira e os resíduos de pomada, cera e gel. (250 ml). Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui.

Shampoo de limpeza profunda Keune 1922 by J. M. Keune Deep-Cleansing

Formulado para homens, remove resíduos de gel, pomada e cera do couro cabeludo, deixando os folículos limpos para o crescimento saudável dos fios. Contém creatina que, no cabelo, reforça a estrutura e diminui a quebra. (250 ml). Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui.

Shampoo Clear Men Limpeza Profunda

Indicado para todos os tipos de cabelos e também para eliminar a caspa, tem carvão ativado e mentol, que fazem uma limpeza profunda no couro cabeludo. Deixa uma gostosa sensação de refrescância. (200 ml). Para pesquisar o melhor preço e comprar, clique aqui.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.