O dia em que você come de tudo sem sabotar sua dieta

Sim, pode atacar hambúrguer, batata frita, pizza e doces sem culpa e sem comprometer o plano de ganhar músculos ou perder peso. É o cheat day, o dia da semana (só um dia) em que você “engana” a dieta e come tudo (ou quase tudo) que tem vontade. 

Homem-No-Espelho-Cheat-day-Hipertrofia-Dieta

Por Wilson Weigl

Vamos comemorar! Uma vez por semana a gente pode atacar pizza, hambúrguer, doces sem culpa nem remorso e sem comprometer nosso plano de ganhar músculos ou perder peso. Na visão mais moderna das dietas, os especialistas defendem a instituição do cheat day, o dia da semana (só um dia) em que você “engana” ou “trai” seu plano alimentar e come tudo (ou quase tudo) que tem vontade. A teoria é que esse dia de “jaca” não é suficiente para comprometer sua dieta saudável, desde que você a leve muito a sério nos outros dias da semana.

Veja só: para quem quer ganhar massa muscular, a dieta recomendada costuma ser rica em proteínas, baixa em gorduras e com ingestão controlada de carboidratos. Mas muitas vezes é pedreira abrir mão dos petiscos na happy-hour com os amigos, e permanecer firme no frango com batata doce, no arroz integral, nas frutas e nos legumes no vapor.

Os benefícios dessa “escapada” são psicológicos, porque qualquer dieta severa e proibitiva, além de influir negativamente no humor e na disposição e deixa quase todo mundo à mercê do craving, aquela vontade louca e insuportável de se jogar num bolo de chocolate ou num acarajé. O cheat day funciona como um fator de equilíbrio mental, pela sensação de liberdade de comer o que a gente gosta.

Benefícios físicos, por sua vez, são alvo de controvérsia: há estudos que defendem que essa enorme ingestão de calorias, depois de um período de déficit calórico,  pode ativar o metabolismo de uma forma reversa e contribuir para a queima de calorias. Mas lembre-se de que geralmente a gente vai optar por comidas cheias de carboidratos e gorduras – enfim, as mais gostosas!

Também segundo especialistas em dieta, o cheat day semanal ajuda a gente a andar na linha e a perseverar ainda mais na dieta saudável: fica mais fácil controlar e dominar a vontade de comer pizza, doce e frituras pensando que daqui a uns dias poderemos atacá-los com tudo.

Quem segue um plano alimentar em que lista ou anota os alimentos mais “gordos” também tem mais facilidade de controlar os momentos em que cedeu à tentação: eles devem acontecer apenas no cheat day, e não todo dia, beliscando porcarias aqui e ali.

Como moderação é a chave do sucesso em todo tipo de regime alimentar, convém não exagerar no seu “grito de liberdade”. Especialmente se você faz dieta com o objetivo de perder peso. Planeje o que você vai “atacar” priorizando matar a vontade daquele prato com que está sonhando há dias.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.