Cortes de cabelo militares que não saem da moda

Os cortes de cabelo militares viraram preferência mundial, porque são másculos, discretos, não dão trabalho para manter e combinam com todos os formatos de rosto e tipos de cabelo.

Homem No Espelho - Cortes de cabelo militares

Por Wilson Weigl

A gente curte muito tudo que tem inspiração militar. Simples assim. Estampa camuflada, bota, jaqueta bomber, óculos aviador. Talvez por causa dessa paixão masculina pela guerra é que os cortes de cabelo militares extrapolaram os quartéis e viraram moda. E isso faz um tempão. Pergunte a seu pai ou seu avô: aqui no Brasil o corte mais famoso nos anos 50 e 60 era chamado de “americano”, como referência aos cortes usados pelos militares norte-americanos na Segunda Guerra Mundial. Esse corte de laterais raspadas também era conhecido por corte estilo “reco”, denominação para os recrutas que acabavam de ingressar no serviço militar.

Porque esses cortes viraram preferência mundial? Fácil responder: eles são másculos, discretos, não dão trabalho para cuidar e manter e combinam com todos os formatos de rosto e tipos de cabelo (liso, ondulado, crespo). Interessante também que ainda hoje conseguem ser modernos e, ao mesmo tempo, elegantes.

LEIA TAMBÉM

Praticidade era a palavra de ordem desses cortes, já que no front de guerra não havia como ter cabelo caindo no rosto ou sobre os olhos. Mesmo o topo da cabeça, deixado um pouco mais volumoso, era assentado com gel ou, como se usava na época, brilhantina.

Tipos de cortes de cabelo militares mais populares:

Buzz cut

Popularizado pelos marines norte-americanos, trata-se simplesmente do cabelo totalmente raspado na cabeça toda, com máquina regulada em altura do gosto do freguês. É sempre uma opção para homens de cabelo crespo ou grosso, que não sentem vontade de gastar muito tempo domando a juba.

Homem No Espelho - Cortes de cabelo militares

Crew cut

Acabou virando sinônimo de “undercut” (um nome genérico que batiza uma infinidade de cortes). As laterais são raspadas ou bem baixas, mas o topo da cabeça tem mais volume. Pode ter topete, jogado para trás ou penteado para o lado. Era um corte de cabelo usado pelos oficiais mais graduados.

Homem No Espelho - Cortes de cabelo militares

Side part

O nome já sugere o conceito do corte, com risca bem marcada a penteado para o lado. O topo da cabeça é sempre volumoso, mas as laterias podem ser mais altas. Sua variação é o Razor part, originalmente feito com navalha. Pomada, cera ou gel dão o acabamento perfeito.

Homem No Espelho - Cortes de cabelo militares

Homem No Espelho - Cortes de cabelo militares

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.