LEIA!

Como escolher o estilo de barba que combina com você

A gente explica como são todos os tipos de barba - sombreada, curta, cheia, longa - e qual deles cai bem para quem. Também ensinamos como manter a pelagem nos trinques.

Homem No Espelho - Estilos de barbas - curta - cheia - longa

Por Wilson Weigl

Se você está achando que é hora de mudar sua imagem, parabéns por ser homem! A barba é um artifício incrível que a natureza nos deu para mudar radicalmente de visual e assumir o estilo que a gente quer. A fim de ganhar um ar mais rebelde e moderno? Opte pela barba “sombreada” ou “por fazer”. Cultivar a barba cheia deixa você com um estilão sério, mais formal e elegante. A barba longa lenhador? É boa para adotar um estilo hipster ou macho à moda antiga.

Outra coisa boa é que você pode explorar os diferentes tipos de barba para disfarçar ou ressaltar seus traços faciais. Tipo deixar o rosto mais alongado (se sua cara for muito redonda ou quadrada) ou arredondá-lo caso tenha formato de rosto fino ou queixo muito pequeno.

E também não basta deixar os pelos faciais crescerem do jeito que querem (ou você só vai ficar com cara de sujinho ou náufrago). Cada tipo de barba exige um trato e um cuidado específico. Daí que a gente explica em detalhes qual tipo de barba cai bem para quem e quais são os cuidados para mantê-la sempre nos trinques.

  • BARBA SOMBREADA OU “POR FAZER” 

Homem No Espelho - Estilos de barbas(1)

Homem No Espelho - Estilos de barbas(2)

EM QUEM FICA BEM?

Esse estilo de barba fica bem em homens com rosto grande ou redondo, porque dá um peso maior à parte inferior do rosto, alongando as formas. É também a escolha perfeita para quem tem barba rala ou que demora para crescer, porque os fios rentes não ressaltam as falhas. Desenhar as linhas das bochechas em linhas mais retas também ajuda a deixar o rosto mais anguloso. Atenção: apesar de estar na moda, a barba por fazer é proibida em ambientes mais formais, justamente por seu aspecto “relaxado”.

QUANTO TEMPO DEMORA PARA FICAR LEGAL?

Basta aposentar a lâmina ou o barbeador por alguns dias. O tempo varia de pessoa para pessoa, mas em geral de três a cinco dias já são suficientes para uma bela cobertura no rosto.

COMO TRATAR E APARAR

Passe a máquina regulada nas alturas de 1 a 3 milímetros duas vezes por semana. Antes da operação, aplique esfoliante facial (especialmente se você tem tendência a ter pelo encravado) e massageie bem em movimentos circulares. Depois de aparar, passe um bom gel ou sérum pós-barba ou hidratante para rosto.

  • BARBA CURTA

Homem No Espelho - Estilos de barbas(3)

Homem No Espelho - Estilos de barbas(5)

EM QUEM FICA BEM?

Esse estilo de barba pede fios apenas um pouco mais longos do que a barba sombreada ou por fazer. Portanto, também fica boa em quem tem barba mais rala e falhada. Assim como a sombreada, dá um ar relax, meio rebelde, que nem sempre é bem aceito em ambientes corporativos ou em certas profissões que lidam com público.

QUANTO TEMPO DEMORA PARA FICAR LEGAL?

Em um período de uma semana a 10 dias já dá para ter um bom nível de cobertura.

COMO TRATAR E APARAR

Apare com a máquina regulada na altura de 3 a 5 milímetros sempre que os fios começarem a ficar irregulares. Apare o bigode na linha dos lábios com a tesourinha. Use gel transparente (e não espuma) para desenhar o pescoço e as bochechas, para enxergar melhor as linhas. Antes de passar a máquina ou a lâmina, esfolie o rosto. Lave diariamente com xampu e hidrate com condicionador específicos para barba.

  • BARBA CHEIA

Homem No Espelho - Estilos de barbas(6)

Homem No Espelho - Estilos de barbas(7)

EM QUEM FICA BEM?

Esse estilo de barba confere ao portador um ar mais formal do que a “por fazer”. Fica ótima em quem tem pouco cabelo, porque atrai a atenção para baixo no rosto. Mas apesar do comprimento curto, é um estilo que exige barba cheia e cerrada, para ficar bacana. Se não, ela deixa as falhas ainda mais evidentes.

Por deixar a área inferior do rosto mais volumosa, é ideal para quem tem queixo e mandíbula pequenos.

QUANTO TEMPO DEMORA PARA FICAR LEGAL?

Geralmente de duas a quatro semanas.

COMO TRATAR E APARAR

É o tipo de barba que exige cuidado e atenção constantes, porque tem de ser bem tratada e aparada; senão dá um aspecto relaxado e cafajeste ao portador.

Apare com a máquina regulada na altura de sua preferência, sempre que os fios começarem a ficar irregulares (em geral, a cada quatro dias). Apare menos nas áreas de menor crescimento e concentração de fios. Opte também por gel transparente, em vez de espuma, para desenhar pescoço e bochechas sem errar a mão. Lave todo dia com xampu e condicionador específicos para barba e arremate com óleo. Como sempre, mantenha sua pele saudável aplicando esfoliante (uma ou duas vezes por semana) e hidratando todo dia.

  • BARBA LONGA OU LENHADOR

Homem No Espelho - Estilos de barbas(8)

Homem No Espelho - Estilos de barbas(9)

EM QUEM FICA BEM?

Esse estilo está por aí desde que o mundo é mundo, mas agora ficou conhecido também por “lenhador” ou “lumberjack”. Ter barba cheia é fundamental. Em compensação, faz maravilhas para realçar ou disfarçar proporções do rosto. Se você tem queixo pequeno, ela dá volume e encomprida a parte inferior do rosto. Caso seu rosto seja comprido, deixar os fios ligeiramente mais longos nas laterais ajuda a deixa a face mais arredondada. E se seu rosto for redondo, deixe mais curta nos lados e longa no queixo para afinar as linhas faciais.

QUANTO TEMPO DEMORA PARA FICAR LEGAL?

Para a maior parte dos homens, são precisos de dois a três meses para os fios chegarem a um comprimento de responsa. É preciso dar um trato periódico para evitar o aspecto de náufrago ou desleixado.

COMO TRATAR E APARAR

Você vai precisar dedicar à barba o mesmo cuidado que dá ao cabelo. Deve lavar todo dia com bons xampus e condicionadores (melhor se forem formulados para barba), porque a tendência é que os fios fiquem ressecados e rebeldes, por causa da exposição ao sol e à poluição.

Muitos homens gostam de usar secador — é opcional. Importante é deixar os fios sempre bem hidratados: o óleo de barba é uma boa opção para essa finalidade, porque ele retém a umidade natural do pelo. Se quiser, modele com pomada, pasta ou cera de efeito mate (sem brilho). Jamais gel!

Você precisa ter mão muito boa na hora de aparar, para deixar o formato perfeito. O ideal é recorrer ao serviço profissional de um barbeiro.

  • OS PRODUTOS QUE VOCÊ PRECISA PARA MANTER A BARBA NOS TRINQUES

Homem No Espelho indica:

8

APARADOR GA.MA ITALY STOCK CAR MULTISTYLER

A maquininha inspirada nos bólidos da Stock Car apara barba e pelos do corpo e também corta cabelo. Tem cinco cabeças e cinco pentes para diferentes alturas de corte. Para saber mais sobre o produto, clique aqui.

10

GEL DE BARBEAR BIOTHERM DESIGN SHAVER

Por ser transparente, permite enxergar direitinho os lugares onde passar a lâmina e desenhar os contornos da barba com perfeição. Para saber mais sobre o produto, clique aqui.

3

BÁLSAMO PÓS-BARBA ACQUA DI PARMA COLÔNIA ASSOLUTA

Loção suave que acalma a irritação da pele e auxilia na hidratação, deixando-a perfumada com cheio de colônia. Tem textura leve e rápida absorção. Para saber mais sobre o produto, clique aqui.

5

ÓLEO PARA BARBEAR SUAVIZANTE CLARINS SHAVE EASE

Óleo de barba formulado com alecrim, eucalipto e menta, suaviza o contato da lâmina com a pele e facilita o deslizar. Bastam algumas gotas para um barbear perfeito. Para saber mais sobre o produto, clique aqui.

9

BALM DE BARBEAR DR. JONES THE SHAVING SOLUTION

É um bálsamo 3-em-1: pode ser usado para raspar os pelos, desenhar com exatidão os contornos da barba e hidratar os fios. Não precisa enxaguar, porque funciona também como pós-barba. Para saber mais sobre o produto, clique aqui.

7

MÁQUINA DE CORTE DE BARBA E CABELO GA.MA ITALY

Multifuncional, apara barba, cabelo e pelos corporais. Com design moderno e alto desempenho, oferece 12 possibilidades de corte e autonomia de 60 minutos. Para saber mais sobre o produto, clique aqui.

4

BÁLSAMO PÓS-BARBA KORRES CALÊNDULA E GINSEG

Bálsamo de textura leve com aloe vera e vitamina B5, acalma a pele após o barbear. Leva também calêndula e gingeng, que nutrem e protegem a pele. Para saber mais sobre o produto, clique aqui.

2

ESFOLIANTE FACIAL CLINIQUE FOR MEN

Recomendado para usar antes de barbear, o esfoliante facial suaviza a pele, remove células mortas e o acúmulo de oleosidade. Para saber mais sobre o produto, clique aqui.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

*



Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter