Você sabe o que são dermocosméticos? - Homem no Espelho
LEIA!

Você sabe o que são dermocosméticos?

Frustrado com os produtos que encontra nas prateleiras masculinas das farmácias? Conheça os dermocosméticos, que são unissex e supereficazes.

Homem No Espelho - Dermocosméticos.

Toda vez que a gente vai à farmácia ou ao supermercado se abastecer de produtos para barba, pele e cabelo encontra na prateleira masculina as opções de sempre: Gillette, Nivea, Bozzano, Dove, Axe, Old Spice, Head&Shoulders… São marcas que oferecem bons produtos de que todo homem precisa — xampu, condicionador, espuma de barba, pós-barba, desodorante. Mas quase nada além do basicão. Quem quer dar um upgrade no cuidado pessoal acaba se frustrando com a oferta reduzida.

Por isso, vamos alargar seus horizontes e introduzi-lo no universo dos dermocosméticos — se é que você já não explora essa ala. São produtos unissex (cremes, géis, loções, soros) encontrados em todas as boas farmácias. Dependendo da finalidade, eles contêm ativos como vitaminas, minerais, proteínas ou ácidos que agem profundamente na pele, combatem rugas, manchas, acne, envelhecimento celular e, no caso, do cabelo, fortalecem os fios e previnem a queda. No meio do caminho entre medicamentos e cosméticos, geralmente não têm corantes ou perfume e não provocam alergia. Por tudo isso, são mais caros do que os produtos “for men” dos supermercados.

Os dermatologistas costumam indicá-los para os pacientes nos casos mais simples e fáceis de resolver, como excesso de oleosidade e brilho no rosto, acne e pele sensível, por exemplo. “Os dermocosméticos são opções práticas para homens, que têm preguiça de encomendar as fórmulas das receitas nas farmácias de manipulação”, diz a dermatologista Adriana Vilarinho, de São Paulo.

A gente não cansa de falar que, antes de usar qualquer produto, o ideal é consultar um dermatologista. Mas os dermocosméticos podem ser comprados como qualquer outro cosmético, sem receita. É bom, porém, chegar à farmácia sabendo do que você precisa. “Certifique-se de que o produto é indicado para seu tipo de pele e sua faixa de idade”, recomenda Adriana Vilarinho.

Os dermocosméticos costumam ficar agrupados por marcas nas prateleiras da farmácia. Sempre têm embalagens discretas (muitas vezes brancas), que não comprometem a macheza de ninguém. Só alguns são escancaradamente femininos (como cremes anticelulite), mas basta prestar atenção na embalagem para identificá-los sem erro. Entre os produtos para uso masculino, você encontra fórmulas para limpeza e hidratação do rosto, controle do brilho, proteção solar diária, espumas para barbear, cremes noturnos, xampus e loções antiqueda (veja as opções mais adiante). Algumas marcas oferecem linhas específicas para homens, como a francesa Vichy Homme.

Numa pesquisa com homens feita pela agência Minds & Hearts no ano passado, os entrevistados declararam estar insatisfeitos com os produtos masculinos, por não atender às suas necessidades. Eles reclamaram que as marcas lançam produtos sem apelo, caracterizados apenas por “ser para homem”. “Só o que vejo por aí é embalagem com cara de homem e escrito ‘’for men’”, estrilou um deles. Outro foi além: “As marcas acham que os homens têm medo de comprar algo que não foi feito para eles. Porque, se não foi feito para eles, é para mulher. Ou para gay. É um raciocínio bem chucro. Fora este rótulo ‘for men’, parece que as marcas não têm nada a dizer para o homem”.

Você concorda? Então, experimente dar uma espiada nas prateleiras dos dermocosméticos na próxima vez que for à farmácia comprar produtos para barba, rosto e cabelo. Fuce mesmo, alugue a atendente, pesquise os vários produtos e preços (prepare-se para desembolsar um pouco mais do que está acostumado). Sua vida vai mudar, a gente promete.

  • COMO IDENTIFICAR UM DERMOCOSMÉTICO

Embalagem: é simples, geralmente branca, muitas vezes em forma de tubo, spray ou conta-gotas.

DSC04133

Descrição: a finalidade de uso (hidratação, limpeza, proteção solar ou combate a rugas e sinais, por exemplo) está explícita na embalagem.

DSC04138

Ação e ingredientes: a embalagem explica como o produto age e destaca os ácidos, filtros solares, vitaminas, minerais, antioxidantes, proteínas e extratos de plantas que fazem parte da fórmula.

DSC04143

Modo de usar: por serem produtos de tratamento, geralmente contém bula que ensina a forma correta de usar.

DSC04146

  • DERMOCOSMÉTICOS PARA USO MASCULINO QUE VOCÊ ENCONTRA NAS FARMÁCIAS

– Sabonete específico para rosto

– Sabonete para tratamento da acne

– Hidratante com filtro solar

– Espuma e gel para barbear e pós-barba anti-inflamatório e antisséptico

– Espuma e gel para barbear e pós-barba para pele sensível

– Xampu e loção antiqueda de cabelo

– Protetor solar específico para rosto

– Creme anti-rugas

– Creme para contorno dos olhos

– Gel e creme redutor da gordura abdominal

– Hidratante corporal

 

  •  AS MARCAS QUE VOCÊ PODE COMPRAR 

Ada Tina (Brasil – 2005)

Adcos (Brasil – 1993)

Avène (França – 1981)

Biomarine (Brasil –1998)

Dermage  (Brasil – 1990)

Eucerin (Alemanha – 1900)

Imedeen (Dinamarca – 1991)

La Roche-Posay (França – 1975)

Perricone MD (Estados Unidos – 1998)

Profuse (Brasil – 2011)

PuraInova (Brasil – 2009)

RoC (França – 1957)

SkinCeuticals (Estados Unidos – 1997)

Stiefel (Reino Unido – 1995)

SVR (França – 1965)

Uriage (França – 1996)

Vichy (França -1931)

 

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter