Laser: arma poderosa na guerra contra a acne - Homem no Espelho - O site de cuidados masculinos mais lido do Brasil
LEIA!

Laser: arma poderosa na guerra contra a acne

O tratamento com laser pode ser uma alternativa melhor do que tomar remédio. O aparelho seca as espinhas, mata as bactérias e diminui as cicatrizes.

Homem No Espelho - Acne-laser

Acne é um problema que, em maior ou menor grau, aflige os homens em alguma fase da vida. Afinal, ela atinge 80% dos adolescentes e adultos jovens entre 11 e 30 anos, devido a alterações hormonais e influência genética. E também pode se agravar por causa de alimentação gordurosa, estresse e uso de anabolizantes.

Em 90% dos casos, ela se manifesta em grau leve a moderado, mas 10% sofrem com o problema em sua forma mais grave, a chamada acne severa. Se esse for seu caso, uma boa notícia, caso você ainda não saiba: o tratamento com laser, feito em consultório dermatológico, pode ser a solução para o problema, em vez de remédio. O aparelho trabalha bem: seca as espinhas, mata as bactérias e diminui as cicatrizes.

Nos tipos de acne mais graves, o tratamento mais receitado pelos dermatologistas é o medicamento com o nome comercial de Roacutan, à base da substância chamada isotretinoína, derivada da vitamina A. “Apesar de eficaz, em algumas pessoas a droga pode apresentar diversos efeitos colaterais, como ressecamento da pele, distúrbios do fígado, aumento do colesterol, diminuição das células vermelhas e brancas do sangue e até distúrbios psiquiátricos”, explica o dermatologista mineiro Abdo Salomão.

O tratamento a laser, entretanto, pode ser uma boa alternativa ao remédio, inclusive na fase aguda, quando as espinhas estão no auge. Entre os aparelhos mais modernos, existe nova uma ponteira, a Acne Cleansing IPL 450nm, da Plataforma Solon, que apresenta ótimos resultados, segundo o médico, e já está disponível em diversas clínicas de todo o país. “Essa ponteira faz as espinhas secarem rapidamente, porque remove o líquido da inflamação, e tem ação bactericida por matar a Propionium bacterium acnes, que infecta as pústulas”, diz. O feixe luminoso do laser ativa na pele uma substância química naturalmente produzida pelo corpo, a porfirina, que tem esse efeito antibacteriano. Como bônus, ajuda a diminuir o excesso de oleosidade da pele, problema que afeta grande parte dos homens.

Com o mesmo aparelho o médico também consegue amenizar as cicatrizes deixadas pela acne, por causa do feixe de luz que tem um longo comprimento de onda e penetra profundamente na pele. “Essa ação a fundo produz um tipo de coagulação que reorganiza as fibras de colágeno (proteína que dá firmeza à pele) danificadas pela acne, diminuindo as cicatrizes”, diz Salomão. O aparelho também alcança áreas extensas da pele, abreviando o tempo de tratamento. “E como a máquina possui múltiplas funções, é possível tratar ao mesmo tempo tanto as espinhas ativas quanto as cicatrizes existentes”, frisa o dermatologista.

O melhor de tudo é que as sessões de laser são indolores.  Cada sessão com o uso do aparelho custa R$ 400, em média. O número de sessões necessárias varia de acordo com as necessidades do paciente, mas geralmente quatro visitas ao médico já proporcionam bons resultados. Para saber mais sobre essa nova tecnologia Acne Cleansing, consulte um dermatologista.

Quer saber mais sobre acne e os cuidados básicos para controlar o problema? Leia aqui a matéria completa.

RECEBA AS NOVIDADES DO HOMEM NO ESPELHO NO SEU E-MAIL

Digite seu e-mail e receba notificações de novas publicações do site. É grátis!

Por favor, espere...

Quer receber dicas sobre cuidados com barba, cabelo e pele e as novidades em perfumes e produtos masculinos?

Inscreva-se com seu e-mail e receba nossa newsletter