10 coisas que todo homem precisa saber sobre sua pele

A pele masculina tem características únicas e precisa de cuidados específicos. Confira no site quais são as 10 maiores dúvidas sobre a pele do homem e aprenda a cuidar melhor daquilo que é seu. 

10 coisas que todo homem precisa saber sobre sua pele
Por Wilson Weigl   @wilsonweigl

Basta dar um rolê aqui pelo site para ver centenas de dicas sobre cuidados com a pele do rosto. Mas muitos homens ainda não sabem muito bem porque a pele masculina é diferente da feminina e desconhecem as razões para preferir os produtos formulados especificamente para a gente.

Claro que tem muito cosmético bacana unissex, criados para atender às necessidades de ambos os sexos. Mas, como você sabe, fabricantes de produtos de barbear e cremes masculinos ressaltam que suas fórmulas levam em conta as particularidades da pele do homem.

Para explicar quais são essas características e indicar os cuidados que a gente deve ter para evitar problemas que são bem nossos — excesso de brilho no rosto, sensibilidade ao barbear e pelo encravado, por exemplo —, pedimos a orientação da dermatologista Erica Monteiro, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Tire suas dúvidas com a médica.

1- Quais são as características da pele masculina?

A pele masculina é diferente da feminina no aspecto geral e na textura. Nos homens, além de ser mais áspera, tem a camada externa, que fica em contato com o meio ambiente (camada córnea), mais espessa. Isso se deve por causa da presença dos pelos terminais (grossos e pigmentados) que cobrem a maior parte do corpo. As diferenças são mais pronunciadas no rosto, onde as mulheres têm velos (pelos finos e claros). Como a barba é uma proteção contra a radiação ultravioleta, homens com envelhecimento causado pelo sol em geral não têm tantas rugas quanto as mulheres.

A barba também esconde irregularidades da pele, como cicatrizes, manchas e vasos. O aspecto mais grosseiro da pele masculina é considerado aceitável e relacionado à maturidade, enquanto que da mulher se exige pele mais cuidada. Por isso os homens se preocupam menos com os cuidados, já que não enxergam alterações na sua pele tão facilmente e nem tão cedo.

2- Homens têm menos rugas do que as mulheres?

Existe uma relação direta entre o sexo, a espessura da pele e a concentração de colágeno, proteína que dá sustentação aos tecidos. A pele do homem é cerca de 25% mais espessa do que a da mulher e a densidade de colágeno maior em todas as faixas etárias. Com a mesma idade e sob as mesmas influências de envelhecimento (exposição solar, cigarro, ingestão alcoólica e maus hábitos alimentares), os homens apresentam rugas mais pronunciadas que as mulheres. Também surgem mais tarde do que no sexo feminino, mas quando aparecem são mais profundas. Por isso se costuma dizer que a pele masculina envelhece como uma folha de papel sulfite amassada — com menos vincos, porém mais marcados — enquanto a feminina parece um papel de seda, com rugas em maior quantidade e mais espalhadas.

3- Por que a pele masculina é mais oleosa?

Os homens têm maior número de glândulas sebáceas no rosto e grande sensibilidade à testosterona, hormônio que influencia o funcionamento dessas glândulas. A produção de sebo nos homens é, em média, duas vezes maior do que nas mulheres. A maior quantidade de sebo provoca excesso de oleosidade, poros dilatados, cravos e acne.

A produção do suor também é diferente. Os homens têm menor número de glândulas apócrinas, porém suam duas vezes mais do que as mulheres. O pH da pele masculina também é mais ácido. Por isso, os cuidados com a pele devem ser diferentes para eles e elas.

4- Quais são os produtos mais indicados para os homens?

Ao lavar o rosto, deve-se dar preferência a produtos que removam a sujeira e também contenham substâncias que combatam o excesso de oleosidade. Os sabonetes com ácido salicílico e enxofre ajudam a controlar a produção de sebo no rosto e a prevenir cravos e espinhas.

5- Quais produtos devem ser evitados?

Produtos gordurosos como cremes, loções cremosas e os hidratantes oclusivos, que entopem os poros e deixam sensação de melado. O ideal é optar por produtos mais leves, como aqueles em forma de gel, que são refrescantes e absorvidos rapidamente pela pele.

 6- Como escolher os produtos certos para a pele masculina?

Os sabonetes de limpeza devem ser específicos para o rosto e podem tanto ser em barra ou gel, porque não agridem a pele. Hidratantes e pós-barbas em gel não deixam a pele melada. Para os filtros solares, a indicação é preferir produtos em forma de gel ou loção “oil free”, livres de óleo. Cosméticos masculinos geralmente têm composições que levam em conta as características da pele dos homens.

7- Fazer a barba todos os dias agride mesmo a pele?

Sim, porque a passagem da lâmina pode causar fissuras e pequenos ferimentos, especialmente em quem tem pele sensível, problema que afeta grande parte dos homens. Além disso, a raspagem deixa o rosto suscetível ao encravamento do pelo.

8- Assim como nas mulheres, cada tipo de pele deve ter um tratamento diferente?

Os homens têm o rosto mais oleoso, mas a pele da região é composta por áreas mais ou menos oleosas, de acordo com sua localização. A região central da face, conhecida como zona T, é sempre mais oleosa, por ter mais glândulas sebáceas. O resto do rosto tende a ser mais ressecado. Por isso, a pele do rosto masculina costuma ser mista, com áreas mais oleosas e outras mais secas.

A pele normal tem boa hidratação e brilho natural. Já a oleosa geralmente tem mais brilho, cravos e espinhas. Costumo dar estas recomendações para cada tipo de pele:

  • PELE NORMAL: Lavar o rosto com sabonete facial em barra ou gel e aplicar filtro solar diariamente são cuidados suficientes para mantê-la saudável.
  • PELE SECA: É preciso usar pouco sabonete, de preferência específico para peles ressecadas, e evitar loções adstringentes. Depois de lavar, deve-se passar hidratante facial, mas não em excesso, o que pode causar acne (a chamada acne cosmética).
  • PELE OLEOSA: É ideal consultar um dermatologista para uma avaliação dos fatores que contribuem para o excesso de sebo. Em geral são indicados loções adstringentes, sabonetes de controle de oleosidade, cremes secativos e ácidos que ajudam a controlar a oleosidade. Sempre sob prescrição médica.

 9- Quais são os tratamentos mais procurados pelos homens nos consultórios dos dermatologistas?

Eles querem melhorar a qualidade da pele e atenuar as rugas. Nesses casos, costuma-se recomendar a aplicação de toxina botulínica (popularmente conhecida como botox) e substâncias de preenchimento. Olheiras e problemas com barba e cabelo também são queixas frequentes e, muitas vezes, os pacientes não sabem que é possível realizar tratamentos bons e eficazes para estes problemas nos consultórios dermatológicos. Para as olheiras, dependendo do caso, o preenchimento suaviza rugas finas ou marcas de expressão com apenas uma aplicação. Em situações de barbas difíceis e pelos encravados pode-se fazer uso do laser.

10- Quais são os principais cuidados para a pele masculina nas diferentes idades?

Os cuidados básicos para todas as idades devem incluir proteção contra o sol, com o uso de filtros solares, boné ou chapéu.

  • 20 ANOS: Lavar o rosto da maneira correta, com sabonete formulado para o rosto, e aplicar filtro solar diariamente.
  • 30 ANOS: Usar protetor solar, lavar o rosto com sabonete facial e não deixar de passar hidratante, especialmente quem tem pele mais seca.
  • 40 E 50 ANOS: Fazer tudo o que foi dito acima e visitar o dermatologista pelo menos uma vez por ano para detectar lesões cancerosas. Nessas faixas etárias, pode-se procurar tratamentos estéticos como aplicação de toxina botulínica e preenchimentos.

17 Comentário

  1. Thanks for every other magnificent post. The place else
    could anyone get that kind of info in such an ideal method of writing?
    I have a presentation subsequent week, and I am on the look for such info.

  2. Quest bars cheap fitnesstipsnew1 quest bars cheap 516999410492780544 quest bars
    cheap
    excellent post, very informative. I’m wondering why the opposite experts of this sector don’t realize this.

    You must continue your writing. I’m confident, you have a huge readers’
    base already! Quest bars cheap fitnesstipsnew1 quest bars cheap 516999410492780544 quest bars
    cheap

  3. Attractive section of content. I just stumbled upon your blog and in accession capital to assert that I acquire actually enjoyed account
    your blog posts. Any way I’ll be subscribing to your augment and even I achievement you access consistently rapidly.

  4. Hi there just wanted to give you a quick heads up.
    The words in your content seem to be running off
    the screen in Opera. I’m not sure if this is a formatting issue
    or something to do with browser compatibility but I figured I’d post to let you know.

    The layout look great though! Hope you get the issue solved soon. Cheers

  5. I really like your blog.. very nice colors & theme.
    Did you create this website yourself or did you hire someone to do it for
    you? Plz respond as I’m looking to construct my own blog and would like to find out
    where u got this from. kudos

  6. Have you ever considered writing an ebook or guest authoring on other blogs?
    I have a blog based on the same ideas you discuss and would really like to
    have you share some stories/information. I know my audience would appreciate your work.
    If you are even remotely interested, feel free to send me an e mail.

26 Trackbacks / Pingbacks

  1. Google
  2. farming simulator 19 mods
  3. istoricheskie slovari
  4. Woonkamer ideeën
  5. Hard Drive Destruction
  6. افلام سكس
  7. otvaracie hodiny
  8. free windows app download
  9. free apps for pc download
  10. Paco Rabanne Lady Million Eau de parfum 50ML
  11. adam and eve challenge
  12. Website Design
  13. Dallas Office Furniture
  14. google seo
  15. beauty
  16. Used Stirrers by Boekel Scientific at Used-Line
  17. 60140
  18. vader streams apk
  19. hppiw.exe
  20. voyance sans attente
  21. adam and eve vibrators
  22. dong
  23. Dr Kassabian
  24. Interieur
  25. versace
  26. bröllopspresent

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.